Resumo filme Zuzu Angel
Por: marcianab • 12/5/2015 • Resenha • 339 Palavras (2 Páginas) • 29.806 Visualizações
FILME: ZUZU ANGEL
ASSISTIDO EM: 18/03/2015
O filme assistido, Zuzu Angel, retrata o período da Ditadura Militar, época em que os brasileiros viveram momentos onde os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos foram discriminadas, banidos e excluídos.
O filho da Zuzu Angel foi vítima da repressão do estado, governo dos militares, que mandavam e desmandavam, a Constituição Federal foi totalmente desconsiderada. As pessoas não podiam pensar por si só, não podiam lutar pelos seus direitos. Fez com que toda a história de luta e evolução dos direitos dos brasileiros serem desprezados. Retrata o cenário desse período, onde militantes eram torturados, muitas vezes até a morte ou sumiam inexplicavelmente. Muitos deles não tiveram seus corpos encontrados até hoje.
O filho da Zuzu foi a luta atrás de provas que condenasse o governo e acabou sendo preso, torturado e morto. E teve seu corpo, lançado ao mar, para que nunca fosse encontrado. Zuzu passa a procurar incessantemente por justiça e indignada com o que aconteceu com seu filho, tenta á todo modo saber o que verdadeiramente havia ocorrido com ele. Com isso, acaba sendo também alvo de repressão da Ditadura Militar. Zuzu sofreu ameaças, mas nunca desistiu. No final o corpo dela foi encontrado numa estrada, no Rio de Janeiro. A causa de sua morte foi dada como acidental, sendo reconhecida como assassinato somente nos anos 90.
Nota-se neste filme o que nosso país sofreu, na época da Ditadura, algo com uma severidade extrema. Como que tivessem pegado o direito à vida, à liberdade, à segurança e jogassem todos no lixo.
O filme mostra que somente com luta, a luta por um direito justo, faz com que ocorra a justiça. Com o advento da Constituição Federal de 1988, o povo brasileiro passou não só a ter seus direitos e garantias respeitados, mas sim garantidos de fato, e sem correr riscos de serem ameaçados ou retirados definitivamente. Hoje, o brasileiro pode olhar com orgulho e dizer que existiram pessoas que lutaram e ajudaram o país a se redemocratizar, fazendo do país um Estado Democrático de Direito.
...