Zuzu Angel
Seminário: Zuzu Angel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/5/2013 • Seminário • 426 Palavras (2 Páginas) • 647 Visualizações
De tempos em tempos, a Ditadura Militar retorna às telas do cinema nacional, como uma ferida que nunca cicatrizou e volta a pulsar. Zuzu Angel, de Sérgio Rezende, é o mais novo representante desta seara de filmes. Contudo não é apenas mais um entre tantos outros, como tenta subjulgar parte da crítica especializada. É, sim, um ótimo filme, que tem como mérito um roteiro e uma direção eficientes, somados a atuação magistral de Patrícia Pilar no papel título.
O filme retrata o período de vida em que Zuzu Angel, uma costureira de classe média, desponta no mundo da alta costura e vê as portas do mercado internacional se abrirem à sua produção. Isto, enquanto seu filho Stuart Angel Jones (Daniel Oliveira) se descobre revolucionário e vai às ruas, lutar contra pelo restabelecimento da Democracia e contra o imperialismo americano.
Zuzu faz vestidos floridos para esposas de militares enquanto Stuart vive o negror da perseguição política. O distanciamento ideológico evolui ao distanciamento físico, até que a morte nos porões da Ditadura separa, definitivamente, mãe e filho.
É a perspectiva da narração que faz de Zuzu Angel um grande filme, comovente quando poderia ser apenas panfletário. O roteiro de Marcos Bernstein e Sérgio Rezende mostra uma mulher que se vê impelida a lutar contra todo um sistema político - não por convicções pessoais, mas para ter o direito natural de sepultar o corpo do filho. E toda a aflição da personagem pode ser sentida pelo espectador, gradativamente, o que faz de Zuzu Angel um filme tenso e emocionante.
A estilista vai até as últimas conseqüências em sua luta por Justiça. Toma para si a coragem do filho e usa de todos os métodos para se fazer ouvir em meio à censura generalizada. Quando a indignação pela morte de Stuart evolui a uma consciência da repressão que assolava o Brasil, Zuzu emprega a moda como instrumento para divulgar sua indignação. As cores alegres dos vestidos que faz cedem espaço aos tons escuros; as estampas floridas são substituídas por grades e pássaros aprisionados.
Impossível não compartilhar seu choque com a realidade brasileira de então. Impossível não sentir repulsa pela frieza e arrogância dos militares, que enxergam na personagem um inimigo e nunca uma mãe em desespero. Em Zuzu Angel, política e emocional são dosados na medida certa.
Impossível também não causar estranheza a posição dos críticos negativistas. Vivemos uma democracia recente, que muitos não aprenderam a valorizar por desconhecer o que representou seu lado adverso. É válido, sim, que o cinema retorne ao tema da Ditadura; melhor ainda se em bons filmes.
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