SOCIOLOGIA
Por: FRANCISCO.ASSIS • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 436 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS
As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças legitimadas por valores e reguladas por normas em todas as sociedades para a produção, a circulação, a distribuição e a troca. A família é originariamente uma unidade econômica que variou no tempo e no espaço, variação essa determinada pela atividade econômica, após a revolução industrial, a família perde parte de suas funções econômicas que se transfere para uma variedade de organizações especificamente econômicas não mais controladas pelos costumes mas submetidas a uma legislação própria e cada vez mais sob controle governamental. A interferência do Estado na economia é uma característica das sociedades modernas A divisão do trabalho é universal e tem origem no início da vida humana grupal talvez a primeira divisão de trabalho é a se refere a sexo que derivava da força física, outro fator da divisão de trabalho é a idade, o desenvolvimento tecnológico que exige mão de obra especializada na sociedade industrial.
INSTITUIÇÕES:
1 -PROPRIEDADE: posse por diferentes indivíduos ou grupos de certas coisas escassas e valiosas , o direito de propriedade refere-se tanto a coisas concretas palpáveis (terra, casa) impalpáveis (nomes, símbolos e produtos intelectuais), apresenta três tipos distintos: o direito de uso (terreno, etc) direito de controle(decidir o que vender) e o direito de disposição.
2- TROCA: nasce da existência de um lado da divisão do trabalho e de outro do direito de propriedade; é encontrada em todas as economias, inclusive entre as mais antigas pode ser direta realiza-se com ou sem o uso do dinheiro; Troca indireta: troca de presentes ( alguém da outra pessoa bens ou serviços) e redistribuição a produção e distribuída entre os membros do grupo.
3- ESTRUTURAS SOCIOECONÔMICAS de acordo com a posse dos meios de produção há dois tipos CAPITALISMO: Sistema em que os meios de produção são de propriedade privada de uma pessoa (ou grupo) que detém os meios de produção, explora a mão de obra assalariada e visa o lucro; SOCIALISMO: os meios de produção são de propriedade coletiva, pertencentes e geridos pelo Estado que representa a coletividade, o capital não é de propriedade privada visa o bem estar coletivo.
4- EMPRESAS complexo de atividades econômicas desenvolvidas sob o controle de uma entidade jurídica
5- ORGANIZAÇÕES FORMAIS podem ser consideradas como unidades sociais intencionalmente elaboradas e continuamente reconstruídas com a finalidade de atingir objetivos específicos
6- BUROCRACIA para Max Weber, a autoridade é definida a partir dos termos poder e legitimidade. Poder seria a capacidade que o indivíduo tem de provocar a aceitação e o cumprimento de uma ordem e legitimidade implica a aceitação do exercício do poder.
...