Sociologia
Por: flahfcampos • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 678 Palavras (3 Páginas) • 3.698 Visualizações
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
SOCIOLOGIA JURÍDICA
PROFESSORA: CLÉO
ALUNAS: Flávia Farias Campos.
Thalita Lázaro
Atividade reflexiva
- Assista ao filme Divergente e relacione a teoria Durkheimeana , observando os seguintes aspectos:
- Fato Social: Características e Tipos
O filme Divergente: história que se passa em um mundo futurista (mais especificamente em Chicago) onde a sociedade é dividida em facções. Ao total existem cinco todas trabalham na manutenção da cidade, desempenhando funções em diferentes setores. Cada facção tem um determinado nome e cultivam virtudes específicas, sendo elas: Abnegação - Que cultiva o Altruísmo; Amizade - Que Cultiva a Harmonia, a Paz e o Perdão; Audácia - Que Cultiva a Coragem e a Ousadia; Franqueza - Que Cultiva a Verdade, a Justiça e a Imparcialidade; Erudição - Que Cultiva o Conhecimento e a Lógica. Relacionando essa sociedade a teoria Durkheimeana, que considera fato social como o objeto de estudo da sociologia, o qual afirma também que esse fato social não dependeria da opinião do observador e seria caracterizado por uma repetição partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele. Podemos caracterizar como fato social normal, o fato de pertencer a uma facção, visto que quem não pertencia a nenhuma facção era como um ser invisível na sociedade, era viver abandonado em extrema pobreza sem ter acesso a quaisquer direitos. E o tipos, fatos patológico, encontrados no filme era o fato da personagem, Beatrice (Tris) e Quatro (Tobias)em ser divergentes, ou seja possuírem aptidão para as cinco facções, isso os excluía de todas e os tornavam uma ameaça para a facção a qual pertencessem.
- Consciência Coletiva
Consciência coletiva é o conjunto de crenças e sentimentos, comuns na maioria dos membros de uma determinada sociedade. Esta por sua vez acaba sendo algo imposto por pessoas em geral. O indivíduo não pensa por si só, mas os pensamentos acabam sendo influenciados de certa forma pela sociedade que o rodeia. Esse tipo de consciência evidencia-se no filme Divergente, na soma de partes, ou seja, das cinco facções para manter a suposta paz em Chicago.
- Solidariedade Social:
Para Durkheim uma sociedade só progride quando várias partes funcionam em conjunto e em prol de um objetivo comum, um objetivo social e não individual, ele ainda divide essa solidariedade em dois grupos : a solidariedade mecânica- mais primitiva e a solidariedade orgânica – marcada pelo racionalismo. Empregando esse conceito a sociedade do filme: Divergente, podemos enfatizar que a solidariedade social em questão era mecânica: visto que uma facção dominava as demais, isso gerou discórdia quando a facção Audácia quis governar no lugar da atual, gerando assim um conflito violento, movido por atos primitivos.
...