Sociologia geral e jurídica
Por: rannamiranda • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 982 Visualizações
Estudo dirigido – Sociologia Geral e Jurídica Introdução
1) Identifique o momento do surgimento da Sociologia e os seus primeiros formuladores.
Resposta: A Sociologia vai surgir em meados do século 19 na Europa, no meio de crises e instabilidade que a Europa vinha passando. Teremos Auguste Comte, Saint-Simon, Émile Durkheim, Karl Marx, Friederich Engels e Max Weber como seus primeiros formuladores.
2) Cite os principais objetos de análise da Sociologia.
Resposta: Temos como os principais objetos de análise a Teoria Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e seu principal expoente clássico em Émile Durkheim, que propôs uma visão sistêmica dos fatos sociais; A Sociologia Compreensiva iniciada por Max Weber e a Linha de Explicação Sociológica Dialética, iniciada por Karl Marx, mesmo não sendo um sociólogo.
3) Explique as bases do pensamento de Saint-Simon.
Resposta: O avanço da ciência e da indústria eram os fatores mais importantes para a mudança da sociedade, podendo ser política-social, religiosa e moral.
4) Qual a importância de August Comte para o campo sociológico?
Resposta: Foi ele que criou o termo sociologia, a partir do seu curso de Filosofia Positiva. E como, pra ele, a sociedade estava uma desordem social, um extremo caos ele queria colocar sua crença de que podia reverter essa situação toda e reestabelecer a ordem social e o progresso de civilização moderna, ou seja, ele queria fazer com que a sociologia estudasse o passado da sociedade para entender o presente e talvez “prever” o futuro.
5) Cite os principais acontecimentos que marcaram o mundo ocidental durante a época Moderna.
Resposta: A Expansão Marítima, o Renascimento e Reforma Religiosa são os principais acontecimentos que marcaram o mundo ocidental.
6) Explique algumas mudanças ocorridas na Europa moderna em comparação ao período anterior (Idade Média).
Resposta: Com a Expansão Marítima ocorreu descoberta de novas rotas marítimas abriu caminhos para comunicação entre os países. O Renascimento é a era dos novos valores e princípios, contestando outros valores. E a Reforma Religiosa marcou a queda parcial da Igreja Católica, fazendo com que muitas pessoas parassem de crer.
7) Explique o contexto da 1ª. Revolução Industrial e seus impactos.
Resposta: A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra, em meados do século XVIII e vai ser um conjunto de mudanças tecnológicas, com impactos no processo produtivo em nível econômico e social, gerando desemprego e êxodo rural.
8) Explique a importância dos principais teóricos do século XVIII para a análise da sociedade moderna.
Resposta: Os filósofos dessa época queriam transformar a sociedade, os iluministas, que também demonstravam a irracionalidade e as injustiças de algumas instituições, pregando a liberdade e a igualdade dos indivíduos, que depois descobriu-se mais tarde que esses eram falsos dogmas.
9) Como as ideias de razão e liberdade influenciaram a análise da sociedade moderna?
Resposta: Os homens vão passar a acreditar a razão seria capaz de captar a dinâmica do mundo material, com isso, os princípios defendidos pela Igreja Católica vão perdendo o poder. Na liberdade eles vão querer seus direitos de liberdade, vão começar à lutar por seu lugar na sociedade e começam a acreditar que a ação racional traria ordem à sociedade e que a educação faria de todos os seres humanos bons e iguais.
10) O que significava a ideia de progresso para os sociólogos do século XIX?
Resposta: A ideia de que o progesso era uma lei inevitável que governava as socidades, consolida-se e vem manifestar toda a sua força no pensamento social do século XIX, atuando diretamente sobre os primeiros teóricos da Sociologia na busca de explicações sobre a origem, a natureza e os possíveis rumos que tomariam as sociedades em vias de transfomação, temas tais como liberdade, moral, lei, direito, obrigações, autoridade e desigualdade ganham destaque.
11) Identifique o período em que viveu Karl Marx e alguns acontecimentos de seu tempo.
Resposta: Karl Marx se consagrou como um dos mais pensadores do século XIXe viveu numa época em que a Europa se debatia em conflitos, tanto no campo das idéias como no das instituições.
12) Explique a principal diferença entre o pensamento de Marx e o de Hegel.
Resposta: Marx é materialista e Hegel idealista e por isso a consideração dos textos de Hegel permite apontar para a materialidade do Espírito mesmo que ela seja resultante deste, pois a exteriorização do Espírito nas diversas formas de matéria é o que garante o ser em-si. Não há em-si sem o para-si. O infinito depende do finito. A dependência é uma necessidade, mas é o único fundamento da liberdade, já a obra de Marx insiste na primazia da materialidade e essa insistência abre espaço ao Espírito, à idealidade, ao constituir a premência de uma explicitação. Esta não acontece sem referenciais postos antes e que projetam o depois. A realidade dada não se abre por completo, posto que o dado é também um em-si que precisa ser tomado no para-si da idéia para ser atingido.
...