TEORIAS SOCIOLÓGICAS FUNCIONALISMO
Por: rrlindholz • 7/4/2017 • Abstract • 296 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
TEORIAS SOCIOLÓGICAS
FUNCIONALISMO
Durkheim foi o principal representante da teoria do funcionalismo.
Essa teoria procura explicar os fenômenos sociais realizando o papel das instituições na sociedade. De acordo com esta teoria, se uma determinada mudança social promove equilíbrio harmonioso é considerada funcional, mas se promove o oposto é disfuncional e não tem nenhum efeito.
Considera a sociedade como um organismo vivo, onde cada parte tem uma função, razão pela qual alguns órgãos possuem privilégio tido como natural e inevitável, que justifica as diferenças sociais.
MARXISMO
Teoria desenvolvida com base nos pensamentos de Karl Marx e Friedrich Engels.
Essa teoria pretende explicar cientificamente o capitalismo e o critica radicalmente, proclamando a emancipação da humanidade numa sociedade sem classes e que seja uma sociedade igualitária. Oferece um método específico para a análise social de alguns aspectos da sociedade moderna, especialmente aqueles ligados aos conflitos de classe e a organização produtiva.
INTERACIONISMO
Destacam-se como continuadores desta teoria Becker e Goffman.
Essa teoria abrange a necessidade do ser humano interagir com o seu semelhante, afirmando que os seres humanos agem em relação ao mundo segundo significados que o próprio mundo lhe oferece, sendo que esses significados surgem a partir da interação social com os demais indivíduos e são manipulados por um processo interpretativo da pessoa que se relaciona com eles.
RACIONALISMO
Teoria sociológica criada por Max Weber.
Essa teoria atribui particular confiança à razão humana, ao passo que acredita que é dela que se obtêm os conhecimentos e que tudo que existe tem uma causa inteligível, ainda que essa causa não possa ser provada empiricamente, pois somente o pensamento por meio da razão é capaz de atingir a verdade absoluta.
Baseia-se no princípio de que a razão é a principal fonte de conhecimentos e que essa é inata aos humanos.
...