TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO

Por:   •  11/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3 PASSO 3

ILHA DAS FLORES

O documentário Ilha das Flores foi produzido em Porto Alegre no ano de 1989, uma cidade que produz muitas toneladas de lixo. O mesmo conta uma história da produção de tomates até seu ultimo destino o lixão, alimentos que são destinados aos porcos dos donos das propriedades e depois são posto para moradores para pegarem alimentos.

Ao assistirmos o vídeo o autor mostra de maneira muito explicita como vivemos com uma indiferença em relação à desigualdade social no mundo. Muitas famílias em suas casas desperdiçam comida e não sabem muitas vezes o destino. Nesse documentário da pra ver brevemente como é a vida de muitas pessoas, onde os seres humanos com as condições mais precárias se alimentam dos restos que são dispensados por todos nós.

Observamos que vários direitos de personalidades são violados durante o vídeo, como o Direito à vida, à liberdade, à imagem, à integridade física, também a integridade moral é violada ao comparar a vida de seres humanos com a dos porcos.

As crianças visualizadas no vídeo têm seus direitos violados conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente no artigo “Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade” e no “Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.” Todos nós temos direitos e devemos correr atrás deles.

GARAPA

O documentário Garapa foi produzido no Ceará, onde três famílias foram gravadas por um mês para mostrar como era a vida e as condições que eles viviam. O mesmo mostra a falta de alimentos e como eles se viravam para não passar fome. 

O que eles mais se alimentavam na falta de alimentos era de Garapa uma rapadura feita pelas famílias ou também uma mistura de agua com açúcar.

A pobreza é muito grande, as famílias desnutridas, crianças nuas e muitas moscas ao redor em seus corpos. E evidentemente as famílias se acomodaram com aquela situação, por mais que eles procurem melhor condições para se viver as condições são muito precárias onde vivem. A realidade deles é muito triste mas já estão todos acostumados com aquela “vida”, as famílias também mesmo com a miséria tem problema de alcoolismo.

De acordo com o documentário os direitos de personalidade violados de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente no artigo “Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”. Naturalmente observa-se que é violado por  falta de responsabilidade do nosso Brasil e do Estado de Ceara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com