TRABALHO política pública e sociedade
Tese: TRABALHO política pública e sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FAGNE • 29/8/2014 • Tese • 317 Palavras (2 Páginas) • 388 Visualizações
Disciplina: Políticas Públicas e Sociedade
Atividade de Aprendizagem – Unidade IV
1 - Como funciona e os limites do modelo de análise denominado de Ciclo de Políticas Públicas? Já adentrando nas novas perspectivas na Administração Pública respondam: O que é a Nova Gestão Pública? Dê exemplos ações e mecanismos desta nova perspectiva na Administração Pública.
O Modelo Institucional: Entendem a Política Pública como produto das instituições políticas. O Modelo de Processos tem cinco fases de formulação de Políticas públicas. Identificação dos Problemas: Nessa fase um problema é identificado e analisado. Formulação de Propostas ou Agendas de Propostas: Esse é o momento de definir qual o objetivo da política, quais serão os programas desenvolvidos e as metas alcançadas. Legitimação da política: Os modelos e projetos, diretrizes e estratégias, identificação das fontes de recursos, orçamento. Implementação da Política: Momento onde o planejamento e as escolhas são transformados em atos. Avaliação: Após a implementação de uma política é importante avaliar a sua eficácia. O Modelo da Teoria do Grupo: É vista como processo de obtenção de equilíbrio entre os interesses de diferentes grupos. O Modelo Elitista: a política é o resultado de preferências e valores de elites governamentais. Modelo de políticas Racional: É Aquela que atinge o máximo ganho social. Modelo Incremental: As políticas públicas jamais promovem, nem devem promover alterações muito radicais no status quo. Modelo da Teoria dos Jogos: Se aplica às situações em que as decisões de apenas um ator não garantem o resultado desejado. Modelo da escolha Pública: Entende como resultado de decisões coletivas. Modelo Sistêmico: É o modelo analítico em políticas públicas com maior popularidade na literatura.
A Nova Gestão Pública é um modelo atual voltado à superação da administração burocrática e centralizadora, por maio da união de preceitos fundamentais e qualitativos da gestão privada e pública. É também uma ambientação onde o desenvolvimento de ações se efetiva pela discussão de idéias oriundas da análise, tanto política, como social.
...