TURISMO DE EVENTOS: A INFLUÊNCIA DE UM NOVO EMPREENDIMENTO PARA A ATRATIVIDADE DE EVENTOS EM UMA REGIÃO
Por: Pierre Bonfim • 12/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.669 Palavras (11 Páginas) • 374 Visualizações
[pic 1]
TURISMO DE EVENTOS: A INFLUÊNCIA DE UM NOVO EMPREENDIMENTO PARA A ATRATIVIDADE DE EVENTOS EM UMA REGIÃO
Pierre Bonfim[1]
Ronaldo Ferreira de Souza[2]
RESUMO: Um dos principais obstáculos para o desenvolvimento de uma região é a geração de empregos e o desenvolvimento do seu potencial turístico. No Brasil, essa realidade não é diferente no Ceará, por sua vez o ambiente verificado não é contrario ao do resto do país. No referido estado, vários caminhos são apontados como possíveis fomentadores de desenvolvimento e geração de empregos. Dentre essas possibilidades, uma das mais viáveis, considerando as peculiaridades locais, é o turismo e, sobretudo, o turismo de eventos. O mercado de eventos é próspero, caminhando cada vez mais para sua consolidação dentro da economia. Com os investimentos em grandes empreendimentos e estruturas que possibilitem a atratividade de eventos, o desenvolvimento do turismo de eventos no Ceará tem se tornado cada vez mais evidente dentro do contexto econômico. O objetivo deste artigo é demonstrar como o turismo de eventos é afetado direta e positivamente com investimentos e/ou construções de empreendimentos turísticos.
PALAVRAS CHAVE: Turismo. Turismo de eventos. Empreendimentos Turísticos.
ABSTRACT: One of the main obstacles to the development of a region is the creation of jobs and development of its tourism potential. In Brazil this reality is no different, and the environment found in Ceará is not contrary to the rest of the country. In the State, multiple paths are considered possible promoters of development and employment generation. Among these possibilities, one of the most feasible considering local peculiarities, is tourism, and therefore tourism events, the events market is thriving today, who walks every day for more consolidation within the economy. With investments in large projects and structures that enable the attractiveness of events, the development of tourism events becomes increasingly evident within the economic context. The purpose of this article is to demonstrate how events tourism is affected directly and positively with the construction and investment in large enterprises.
KEY WORDS: Tourism. Tourism events. Tourism Projects.
1. INTRODUÇÃO
A atividade turística, atualmente, pode ser considerada um dos pontos mais importantes para a sustentabilidade sócio-econômica de uma cidade ou região. Seu crescimento tem sido extraordinário em todas as partes do mundo, possibilitando a expansão do trabalho, gerando empregos e melhorando a distribuição da renda local.
O turismo é uma atividade que vem crescendo nos últimos tempos, exerce influência na economia mundial e tem proporcionado a movimentação de milhares de pessoas. Lage e Milone (2000) definem o turismo como sendo uma atividade socioeconômica, pois gera a produção de bens e serviços, visando a satisfação das necessidades básicas e secundárias do homem. Envolve o deslocamento humano temporário e, por isso, se faz necessária a utilização de equipamentos de transporte, alojamento, alimentação e entretenimento.
O Turismo de eventos é entendido como o deslocamento de pessoas com interesse em participar de eventos focados no enriquecimento técnico, científico, profissional ou cultural incluindo, ainda, consumo e entretenimento.
Para Zanela (2004), os eventos são reuniões realizadas por um grupo de pessoas ou empresas em locais e datas definidos, tendo como objetivo celebrar acontecimentos importantes e significativos ou estabelecer contatos de natureza comercial, cultural esportiva, social, familiar, religiosa, cientifica, etc.
Turismo de Eventos, segundo Brito e Fontes (2002), é um segmento do turismo, que, se realizam dentro de um universo amplo e diversificado, refletindo o esforço mercadológico das diversas áreas da saúde, cultural, econômica, jurídica, artística, esportiva e comercial. O evento proporciona aos grupos a troca de informações, a atualização, a tecnologia, o debate de novas proposições, o lançamento de um produto, etc, contribuindo para a geração e o fortalecimento das relações sociais, industriais, culturais e comerciais, ao mesmo tempo em que são gerados fluxos de deslocamento e visitação.
2. METODOLOGIA
Nesta seção explicamos os métodos que foram utilizados no artigo, com o intuito de investigar o problema de pesquisa já apontado. Para tal, utilizamos o modelo de pesquisa de Gil (1999), em que ou autor recomenda que a pesquisa bibliográfica, juntamente com a pesquisa documental, sejam os meios mais indicados para a constatação do tema ao qual o artigo se refere, e o estudo de caso para se tomar maior familiaridade com o tema estudado. Para a realização da presente pesquisa usamos três técnicas: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica foi adequada, uma vez que, segundo Gil, (1991), ao se estudar relatórios por que pode ser elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Podendo também ser explorado todo material já publicado sobre o assunto. A técnica de pesquisa documental é descrita quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico, tal técnica se torna adequada ao artigo, uma vez que alguns documentos foram coletados de sítios na internet, e por não serem entregues da forma como procede as normas, cabendo então ao pesquisador seu tratamento para posterior pesquisa.
Já a técnica de estudo de caso é descrita quando elaborada a partir de um tratamento analítico de uma situação buscando explicar suas causas e efeitos, tal técnica se torna adequada ao artigo, uma vez que alguns relatos e casos de pesquisas do mesmo cunho são de sucesso.
3. TURISMO DE EVENTOS
3.1 Definição de Eventos
Podemos definir eventos como qualquer acontecimento. Constitui-se num tipo de reunião com objetivo específico, seja ele a que finalidade se proponha: institucional, comunitário ou promocional. Tem como principal finalidade atrair a atenção do público, como, também, da imprensa através da divulgação. Dentro desse contexto os eventos se dividem em quatro categorias:
...