Teoria e Prática юридического письма
Projeto de pesquisa: Teoria e Prática юридического письма. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cooh • 24/6/2014 • Projeto de pesquisa • 924 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
Plano de Aula: Teoria e Prática da Redação Jurídica
TEORIA E PRÁTICA DA REDAÇÃO JURÍDICA
Título
Teoria e Prática da Redação Jurídica
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
13
Tema
Produção de Parecer completo: ementa, relatório, fundamentação, conclusão e parte autenticativa.
Objetivos
- Produzir Parecer jurídico;
- Desenvolver o raciocínio jurídico-argumentativo do futuro profissional do Direito.
Estrutura do Conteúdo
1. Ementa
2. Relatório
3. Fundamentação
4. Conclusão
5. Parte autenticativa
Aplicação Prática Teórica
O parecer é um documento produzido, sob embasamento técnico ou jurídico, para que produza efeito esclarecedor e orientador. No plano jurídico, pode ser redigido em razão de três situações:
1) Parecer em procedimento processual - (...) é elaborado por determinação legal, pelos membros do Ministério Público. É o chamado parecer de ofício, prolatado nos autos pelo Procurador de Justiça que, na sua condição de fiscal da lei, tem por exercício funcional opinar na questão discutida dentro dos autos. O MP, então, emite parecer em ação civil pública, ação de alimentos, ação popular, ação de investigação de paternidade, etc.
2) Parecer em consulta - Para atender livre consulta por parte de pessoas que desejam ver algum assunto refletido exegeticamente por profissionais do direito (...).
3) Parecer em procedimento administrativo público - Para servir de orientação administrativa no serviço público e é geralmente prolatado por funcionários, cujo cargo público tenha por determinação opinar juridicamente.
Observação: em qualquer dessas três situações, um parecer precisará conter qualidade opinativa, devidamente substanciada de lógica, de fundamentação que lhe dêem credibilidade para seu convencimento.
Logo o parecer é um valioso documento que precisa ser bem produzido.
Quem produz parecer técnico no universo jurídico?
• Ministério público (Procuradores de Justiça);
• Advogados especializados (geralmente);
• Servidores públicos credenciados;
• Procuradores autárquicos e de outros órgãos.
A forma de um parecer jurídico
Não existe uma forma definida por qualquer dispositivo legal para apresentação de um parecer [...], portanto na CF, art. 129, VIII, e na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei 8.625/93, conhecida pela sigla LONMP) há a recomendação (art. 43,III) de que é dever do Ministério Público sempre indicar os fundamentos jurídicos em seus pronunciamentos processuais. Aliás, ressalte-se, nenhum parecer pode deixar de ter fundamentos.
(Revista Redação Jurídica: a palavra do advogado.
Rio de Janeiro: Edipa Ltda., nº8, 2004.)
Estrutura formal do Parecer
PARECER
Pular 2 linhas
EMENTA
1 linha
2 linhas
RELATÓRIO
1 linha
É O RELATÓRIO
2 linhas
FUNDAMENTAÇÃO
1 linha
2 linhas
CONCLUSÃO
1 linha
2 linhas
PARTE AUTENTICATIVA
Data
Assinatura
Nº
...