Trabalho
Por: brandon5303 • 31/3/2015 • Monografia • 10.535 Palavras (43 Páginas) • 308 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL[pic 1]
UNIDADE DE AMAMBAI
CIÊNCIAS SOCIAIS
CARLOS VITAL ESPINDOLA DE AVALO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Amambai, MS
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL[pic 2]
UNIDADE DE AMAMBAI
CIÊNCIAS SOCIAIS
CARLOS VITAL ESPINDOLA DE AVALO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Trabalho exigido pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Amambai, sob orientação das professoras Cláudia Delboni e Kátia Karine Duarte da Silva.
Amambai, MS
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL[pic 3]
UNIDADE DE AMAMBAI
CIÊNCIAS SOCIAIS
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus que iluminou meu caminho e me deu saúde e ânimo para efetivação desta tarefa.
Agradeço as Professoras Orientadoras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Cláudia Delboni e Kátia Karine Duarte da Silva, que muito me auxiliaram.
Agradeço a Diretora da Escola Estadual Professor Cleto de Moraes Costa, que de forma atenciosa me apoiou para a realização deste trabalho.
Agradeço à professora regente de Sociologia da Escola Estadual Prof. Cleto de Moraes Costa, que atendeu todos os meus pedidos e me apoiou nas horas necessárias.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL[pic 4]
UNIDADE DE AMAMBAI
CIÊNCIAS SOCIAIS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
Fundamentação teórica 7
I Análise Institucional 16
II Caracterização da Escola 17
III Estrutura Administrativa e Pedagógica 20
IV O Projeto Político Pedagógico 23
Relatório de Regência 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
Referências Bibliográficas 31
Anexos.................... 33
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL[pic 5]
UNIDADE DE AMAMBAI/MS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata da atividade docente da disciplina de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, estas atividades foram executadas no ano letivo de 2012. Na Escola Estadual Professor Cleto de Moraes Costa, com alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. A Escola está situada à Rua Jose Carlos de Castro Alexandria, 1242, na cidade de Tacuru Estado de Mato Grosso do Sul. O presente estágio está sob a orientação da Professora Cláudia Delboni e Kátia Karine. A instituição visitada é uma das primeiras a atuar na educação sistemática em Tacuru, trazendo no seu nome a homenagem a um dos primeiros professores que atuaram na localidade. O trabalho desenvolvido de regência baseou-se na continuidade das aulas ministradas pela docente de sociologia da Escola Estadual Professor Cleto de Moraes Costa.
Nas aulas de estágio, ministradas pelas professoras Kátia e Claudia, debatemos os trabalhos de vários teóricos brasileiros. Estes debates foram importantes para acrescentar estes conhecimentos teóricos que são essenciais para e utilizarmos na prática docente. Pois a teoria e a prática devem estar em perfeito equilíbrio, desta forma a sala de aula é o caminho para se acrescentarmos a prática á luz da teoria na formação do docente, assim, o Estágio de Regência nos propicia a oportunidade de aliar a teoria à prática.
Esta atividade é voltada para a disciplina de sociologia, uma disciplina nova para a maioria dos alunos, e nós como futuros docentes, temos a obrigação de nós garantirmos como professores, e nos colocarmos como imprescindível, para a formação de pessoas com um senso crítico capaz de distinguir e analisar certos conceitos de manipulação de distorção efetuados pelas ideologias das classes dominantes, através de diversos meios de manipulação. Para tanto, tornar-se cidadão não requer apenas saber ler, escrever e fazer contas, mas, ter capacidade de questionar e de argumentar.
As leituras dos textos em sala de aula de Paulo Freire, Demerval Saviani, Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima, Eleizi Fiorelli Silva entre outros, foram determinante para uma nova visão da docência. Paulo Freire diz que não há docente sem discente, e daí, a importância de cuidarmos bem das nossas crianças.
Desse modo devemos buscar um processo de reflexão contínua sobre novos métodos de ensino-aprendizagem e de novas perspectivas da educação básica, e nas atividades docentes exercitar sua crítica de modo amplo, que possa complementar a sua formação. Enfim, o estágio tem o papel de fortalecer a relação entre teoria e prática embasado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar os conhecimentos adquiridos tanto na vida acadêmica como na vida profissional. Neste sentido, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade econômica, política e social, mas, para isso ocorrer o docente deve estar atualizado com os acontecimentos atuais e aprofundar-se nas leituras dos clássicos para dar luz à sua prática.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL[pic 6]
UNIDADE DE AMAMBAI/MS
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Consideramos o estágio como um dos mais importantes elementos na formação do docente. É na instituição que o futuro professor terá uma aproximação com a realidade escolar e seus atores, (professores, alunos, gestores, coordenadores, auxiliares administrativos, merendeiras, pais e outros) é o estágio que proporcionará ao estagiário uma visão ampla do cotidiano escolar, e que algumas das situações observadas são do âmbito escolar.
...