Trabalho
Por: Icaro Alves • 17/7/2015 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
METODOLOGIA
A presente revisão bibliográfica é baseada no conhecimento cientifico, sendo este fundamentado em ocorrências ou fatos. Segundo Maconi e Lakatos (2011) as proposições ou hipóteses neste tipo de conhecimento têm sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentação, assim a característica fundamental deste é a sua verificabilidade, ou seja, a capacidade de conseguir ser comprovada, dessa forma as hipóteses e as afirmações que não podem ser confirmadas não pertencem, segundo os autores supracitados, ao âmbito da ciência.
O presente trabalho foi feito a partir do método dedutivo, partindo do pressuposto de que esta técnica trabalha com a interpretação de fenômenos, análise e síntese de ideias. De acordo com Marconi e Lakatos (2011), o método dedutivo é feito a partir de uma reformulação de modo explícito de alguma informação, já contida nas premissas. Dessa forma, o método a ser utilizado tem o propósito de explicitar as informações essenciais.
Dentre os tipos de pesquisaoptou-se pela bibliográfica, partindo do pressuposto de que a utilização da mesma é de fundamental importância, uma vez que neste tipo de pesquisa é possível ter acesso a uma gama considerável de textos onde se poderá obter aprofundamento sobre as teorias produzidas sobre o determinado assunto.
A revisão bibliográfica trata-se de uma análise critica e ampla das publicações, onde procura-se explicar e discutir determinado tema com base nas referências teóricas encontradas em livros, periódicos, revistas, e outros, não sendo então, uma mera repetição do que já foi dito sobre o tema escolhido, mas um exame que permite a tomada de novas conclusões sob novos enfoques ou abordagens.
A coleta de dados para esta pesquisa parte de buscas no Scielo (Scientific Eletronic Library OnLine), BVS-PSI (Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia), PePSIC - Periodicos Eletrônicos em Psicologia, , livros disponibilizados na biblioteca da UNIRB – Alagoinhas e livros pessoais.
Os textos foram selecionados a partir da variável de interesse, sendo selecionados os artigos segundo os seguintes critérios: publicações no idioma português, da área da psicologia a partir dos seguintes descritores: mastectomia; relação conjugal; repercussões psicológicas; sexualidade. Entre os artigos encontrados, foram observados aqueles que traziam a relação entre os impactos psicológicos gerados pela mastectomia e se isso acarretava algo na relação conjugal.
A abordagem escolhida foi a qualitativa sabendo que nesta há uma preocupação em analisar e interpretar os aspectos mais profundos, descrevendo, assim, a complexidade do comportamento humano. Este tipo de abordagem “fornece uma análise mais detalhada sobre as investigações, hábitos, atitudes, tendências de comportamento, etc.”. (MARCONI; LAKATOS, 2011. p. 269).
...