Trabalho
Por: Majana Miranda • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.413 Palavras (6 Páginas) • 350 Visualizações
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE – UNINORTE
CURSO DE DIREITO
PROJETO DE MONOGRAFIA:
CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL: ESTUPRO DE VULNERÁVEL, O QUE MUDOU A PARTIR DA LEI 12.015/2009?
Rio Branco/AC
2015
EDINA MARIA GOMES DINIZ D’AVILA
CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL: ESTUPRO DE VULNERÁVEL, O QUE MUDOU A PARTIR DA LEI 12.015/2009?
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Direito Penal (NÃO ENTRA), do Curso de Direito da União Educacional do Norte – UNINORTE, como requisito para elaboração da monografia de conclusão de curso.
Profª. Orientadora: Helcinkia Albuquerque
Rio Branco/AC
2015
SUMÁRIO
1 TEMA......................................................................................................................04
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA......................................................................................04
3 PROBLEMA............................................................................................................04
4 HIPÓTESES............................................................................................................04
5 JUSTIFICATIVA......................................................................................................05
6 OBJETIVOS............................................................................................................06
6.1 OBJETIVO GERAL..........................................................................................06
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS............................................................................06
7 REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................07
8 METODOLOGIA.....................................................................................................09
9 CRONOGRAMA......................................................................................................09
10 REFERÊNCIAS.....................................................................................................10
1 TEMA
Estupro de Vulnerável.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
As mudanças propostas na lei 12.015/2009 para o crime de estupro de vulnerável.
3 PROBLEMA
O estupro é considerado pela sociedade como um dos crimes mais abomináveis praticados contra a dignidade da pessoa humana.
Diante desta realidade, pergunta-se: quais as alterações promovidas pelo tipo penal que foi acrescentado ao Código Penal através da lei 12.015/2009, o estupro de vulnerável (art.217-A)?
4 HIPÓTESES
4.1 A edição da Lei n.º 12.015/09 criminaliza condutas novas e agrava a repressão penal dos crimes sexuais já existentes;
4.2 A Lei n.º 12.015/09 possibilitou a perda da eficácia do artigo 9º da Lei n.º 8.072/90 e substitui a situação prevista no artigo 224 do Código Pena.
99919007
5 JUSTIFICATIVA
A escolha e delimitação do tema proposto se fundamentam no fato de que este é um problema que, apesar de não ser novo, vem provocando diversas discussões nas mais diferentes esferas da sociedade, haja vista as inúmeras abordagens que desperta já que este é um assunto complexo, amplo, no sentido de que traz em seu bojo inúmeras questões, como por exemplo, a questão da idade, já que esta lei fala em 14 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza o adolescente a partir dos 12 anos e a maioridade cessa aos 18, estando em discussão a sua redução para 16 anos e, portanto, percebe-se um deslocamento na idade de 14, que parece está solta em meio a tantas idades previstas.
Assim, considera-se que esta escolha se justifica pela atualidade e complexidade do tema, tão em voga em nossa sociedade, bem como pela sua relevância, haja vista o atual cenário que envolve a questão dos direitos de crianças e adolescentes, bem como de sua garantia pelas instituições que lidam com as questões referentes a estes direitos e sociedade em geral, já que este é um dos crimes mais abomináveis cometidos contra estes, ferindo integralmente seus direitos e dignidade.
Assim, cabe destacar que o interesse da aluna pelo tema em tela nasce do fato de se perceber como parte da sociedade e como futura profissional que traz em sua formação acadêmica e familiar valores que não admitem que a dignidade do ser humano seja ultrajada, e este tenha seus direitos minados pela conduta errada de outrem.
6 OBJETIVOS
6.1 OBJETIVO GERAL
O estupro sempre foi considerado como algo abominável perante a sociedade e, neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo abordar sobre o novo tipo penal acrescentado ao Código Penal através da lei 12.015/2009, o estupro de vulnerável, buscando identificar o que mudou a partir desta nova nomenclatura.
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar breve discussão sobre o histórico do estupro e o fim da presunção de violência por motivo da idade e do surgimento da vítima vulnerável;
- Discutir sobre o caráter hediondo do estupro de vulnerável;
- Identificar formas típicas de qualificadas de estupro contra a pessoa vulnerável;
- Discutir sobre as principais mudanças ocorridas com o acréscimo do artigo 214 –A.
7 REFERENCIAL TEÓRICO
Ao analisarmos a literatura sobre o tema proposto, percebe-se que na área jurídica antes da Lei 12.015/09, a legislação tipificava dois tipos de delitos no Código Penal brasileiro: o de estupro, no art. 213, e o de atentado violento ao pudor, no art. 214.
...