Trabalho Dalton
Por: Maria Eduarda Kloch • 25/11/2018 • Trabalho acadêmico • 454 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
Página 1 de 2
Maria Eduarda Kloch
DIREITO CONSTITUCIONAL III[pic 1]
Prof. Luiz Gustavo de Andrade
Atividade Avaliativa
[pic 2]
Texto: ANDRADE, Luiz Gustavo de; BORBA, Dalton José. O conflito entre Legislativo e Judiciário nos 25 anos da Constituição de 1988 In 25 anos da Constituição. Luiz Eduardo Gunther e Silvana Souza Netto Madalozzo (coord). Curitiba: Juruá, 2013. p. 399-434.
[pic 3]
- De que forma procedimentalismo e substancialismo encaram a atuação do Poder Judiciário no controle de políticas públicas:
- Relacione o ativismo judicial à evolução da jurisprudência do STF no que diz respeito aos efeitos da decisão em Mandado de Injunção:
3 De que forma ocorreu o controle de constitucionalidade, pelo STF, no reconhecimento da união estável homoafetiva:
[pic 4][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 11][pic 12][pic 14][pic 15][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 5][pic 10][pic 13][pic 16][pic 21][pic 27]
- O procedimentalismo encara a atuação do Poder Judiciário no controla de políticas públicas uma forma de violação a democracia tirando os poderes dos cidadãos que se tornam meros espectadores da atuação do Poder Judiciário, sendo assim este um prestador de serviço mostrado assim que o cidadão conduz uma postura apática que necessita através da Constuição Federal a seguridade da sua participação. Em contra partida, o substancialismo acredita que a atuação do Poder Judiciário é uma forte de manter a ordem constitucional do país, mantendo assim a supremacia da Constituição vigente, rebatendo o ponto que os cidadãos se tornam meros clientes quando na verdade este canal os capacita para se tornar um canal aberto participativo de ações governamentais. [pic 32]
- O ativismo judicial foi procurado de fora que supre os anseios dos jurisdicionado que busca a concretização dos direitos até então previstos na constituição mas omissos para o exercícios desses, fazendo assim jus através de ação judicial, sendo o Mandado de Injunção ferramenta para tal fim.
- O STF não reconheceu omissão da assembleia constituinte no momento que ela cria exclusivamente união estável apenas para homens e mulheres, de acordo com o pleito, o reconhecimento de união estável entre pessoas do mesmo sexo se tornou aceitável perante a sociedade civil através de mudanças dos valores sociais era de se esperar que o Congresso Nacional resolvesse tal assunto, porém sendo negligenciado sobrou para o STF estabelecer legalidade na união estável homoafetiva.
[pic 33][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 34]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com