Trabalho Sobre O Caso Amstad Filme Amstad Resenha Do Filme
Por: Giulianna Santos • 15/5/2023 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
TRABALHO SOBRE O CASO AMSTAD
FILME AMSTAD RESENHA DO FILME
Como teve início a batalha judicial e quais eram os interesses ou direitos dos envolvidos?
1-Sobre o conflito jurídico relatado no filme, responda:
- Como teve início a batalha judicial e quais eram os interesses ou direitos dos envolvidos?
- Quais eram os sujeitos jurídicos (partes) envolvidos no conflito e qual era a principal reivindicação de cada um deles na batalha judicial?
- A quem pertenciam, de fato e de direito, os africanos? Justifique.
2- O fim da escravidão e de práticas análogas à escravidão é um princípio reconhecido por toda a comunidade internacional. Com base no filme e na legislação brasileira vigente, responda:
- Existe hoje no Brasil o crime de submeter alguém a condição de escravo? Justifique.
Sim, é previsto no código penal o crime de submeter alguém a trabalho análogo ao escravo.
- Qual a situação atual da população negra no Brasil?
Apesar de serem a maioria no Brasil, os negros ainda são desfavorecidos no quesito trabalho. A porcentagem de negros em condições informais e em cargos inferiores é maior em comparação aos brancos em mesma situação.
- Quem é considerado negro no Brasil?
Segundo o IBGE, é quem se autodeclara preto ou pardo, mas ainda assim, utiliza desse meio e da heteroidentificação, em que outro indivíduo identifica a qual grupo esse sujeito pertence.
- O que significa Racismo Estrutural, quais as suas causas e dê exemplos?
O racismo estrutural trata-se da herança discriminatória que foi deixada pela escravidão, trazendo a ideia de que o preto é inferior. Juntamente disso, há a falta de ações para integrarem esse grupo na sociedade, causando a desigualdade entre pretos e brancos. Na comunidade brasileira é perceptível em vários aspectos, como trabalho por exemplo, na qual a diferença salarial entre uma pessoa negra e outra não negra, chega até 73%.
- E Racismo Institucional? O que é?
Racismo institucional é quando um grupo, uma empresa ou uma instituição nega-se a promover o trabalho para determinada pessoa em função de sua cor, cultura ou origem étnica.
- O que vem a ser Racismo Reverso? Ele existe no Brasil? Justifique.
O racismo reverso é quando pessoas brancas afirmam sofrer preconceito por conta da sua cor de pele, mas na verdade é apenas mais uma forma de discriminação com os pretos, desfavorecendo as lutas desses grupos para conseguirem alcançar a igualdade social. O racismo reverso não existe no Brasil pois é uma espécie de racismo inexistente, na qual as pessoas usam como uma desculpa para continuar com seus preconceitos contra quem verdadeiramente sofre.
- Que ações o grupo propõe para combater o racismo no Brasil?
É preciso cobranças para políticas públicas antirracistas, agir e reagir quando atos racistas forem realizados pelos brancos, abrir espaço e exaltar a beleza e as capacidades das pessoas pretas, assim como é feito todos os dias com os brancos.
...