Trabalho Síntese Eloi D’Avila
Por: andreinasoares • 13/9/2020 • Resenha • 711 Palavras (3 Páginas) • 115 Visualizações
Síntese Eloi D’Avila
- Faça uma síntese de no máximo 50 linhas e mínimo de 40 linhas sobre a palestra de Eloi D`Avila https://www.youtube.com/watch?v=IkCBwhOd_d4 fonte arial tamanho 12 com espaçamento de 1,15 entre linhas, margens laterias de 3 cm com arquivo salvo em pdf destacando os seguintes itens:
- Como Eloi chegou em São Paulo?
- Qual foi seu primeiro emprego?
- De que forma ele começou a empreender?
- O que mais lhe chamou a atenção nesta história de vida? Por que?
Nesta motivante palestra, Eloi D’ Avila conta a história inacreditável que levou o ex-morador de rua a se mudar do Rio Grande do Sul para São Paulo, crescer na vida, e virar o dono de uma das maiores agências de turismo do país. “Hoje eu tenho uma empresa, mas eu digo que as empresas não existem. Quem existe são as pessoas e são elas que fazem as empresas. Nada se faz sozinho, nenhuma grande estrela brilha sozinha”. Assim, Eloi D’Avila, fundador da Flytour, começa a contar sua emocionante história de empreendedorismo e superação, na 7ª edição do Day1.
Eloi D’Avila não frequentou a escola, passou fome, dormiu na rua e dependeu da ajuda de desconhecidos para sobreviver. Começou vendendo pastéis que sua irmã fazia aos 8 anos de idade, mas em razão da violência que sofria em casa decidiu fugir para ganhar a vida em São Paulo.
Fugiu de sua casa em Porto Alegre, com 8 anos e meio para se aventurar em São Paulo. Para sobreviver lavou carros, vendeu jornais, e engraxou sapatos. Na época dormia em um albergue debaixo do viaduto que deixou em seu corpo as marcas do cigarro que usavam para acordá-lo.
Um dia na praça da Sé o menino de rua conheceu o Seu Manuel, para quem contou que havia fugido de casa e não queria voltar. O aposentado ofereceu trabalho em sua própria casa, onde Eloi limpava o pátio e cuidava da casa, assim, até os 11 anos de idade.
Aos 12 anos de idade começou a trabalhar em uma loja de malas na estação rodoviária, onde conheceu dois amigos que queriam ir para o Rio de Janeiro. E assim, foi tentar a sorte no Rio de Janeiro juntamente com os amigos. Arranjou emprego, foi lavador e guardador de carros. E então, conheceu um guia turístico que veio a ser seu padrinho de casamento. “Ele me deu um pouco de oportunidade: me apresentou para a vovó Stella”.
Vovó Stella tirou o menino das ruas, ofereceu um lugar para dormir, dentista e até estudo. Eloi dormiu durante muito tempo em um sofá de 2 lugares. Ela dizia: “você vai arrumar esses dentes e vai parar de falar ‘carça’, carsão’ e ‘sordado’”. Com toda a ajuda, ele aprendeu a ser office boy e ficou lá até os 17 anos de idade.
As dificuldades indicaram caminhos e Eloi encontrou no turismo a sua chance de virar o jogo. Ele via que as agências de turismo não sabiam vender. “Em um empreendedor é fundamental isso: acreditar no que gosta e ir atrás. Não desistir nunca”. Para ele, o empreendedor precisa ser também um vendedor. “Eu acredito que o empreendedor precisa vender aquilo que ele construiu, aquilo que ele sonhou, o que ele empreendeu”. E ele soube vender, e hoje o Grupo Flytour é líder em emissões de bilhetes aéreos na America Latina e a maior agência de business travel do Brasil. Tem mais de 2.600 colaboradores, mais de 220 unidades de negócios e fatura mais de 6 bilhões de reais em vendas. Todas com um sofá na entrada para lembrar Eloi de suas origens.
...