Trabalho de Português Aplicado ao Direito e Produção Textual
Por: thayanesr • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 321 Palavras (2 Páginas) • 603 Visualizações
Trabalho de português aplicado ao direito e produção textual
Aluna: Thayane da silva reis Brustulin
Linguagem jurídica - Resumo
A linguagem jurídica é o uso formal das palavras feitas através da escrita e da fala, está muito presente no meio jurídico principalmente no direito usado como instrumento de trabalho.
Um jurista precisa certamente de grande conhecimento da gramática e das palavras, a linguagem jurídica se mostra bastante conservadora fazendo o uso de termos que apenas para quem está inserido nesse meio pode compreender com clareza, isso faz com que a grande parte da população tenha maior dificuldade de interpretar e assim também ter acesso a justiça, tendo em vista que as leis são escritas nesses termos e utiliza-se até de palavra em latim e em línguas estrangeiras tornando-se uma língua difícil de ter acesso.
Existe uma grande inquietação e inconformismo por parte de juristas e profissionais da área, para que haja uma mudança nesse conservadorismo da língua jurídica. O poder judiciaria e o ministério publico tem passado por transformações que visa torna-la mais eficiente, existem campanhas que trazem esse principal objetivo de sensibilizar para o uso de um vocabulário mais simples, direto, e objetivo aproximando assim mais a sociedade da justiça, podendo dessa forma difundir o conhecimento jurídico entre todos.
Sabendo ainda que o jurista faz da linguagem seu instrumento eficaz de prestação jurisdicional, para que isso seja possível é preciso uma convivência amorosa com a língua, e lembrando sempre que ela deve ser empregada para fins de utilidade e não para discursos artísticos.
...