UMA RESENHA ÉTICA GERAL
Por: Krinsse Scarmocin • 5/3/2017 • Resenha • 1.613 Palavras (7 Páginas) • 377 Visualizações
ÉTICA E CIVILIZAÇÃO
A moral é um sentimento e existe grau maior e menor.
Ética é conjunto de valores e posturas humanas socialmente vistas. Ética é aquilo que a sociedade como um todo imagina ser o certo ou errado. A postura correta a ser adotada em determinada situação.
Moral tem um sentido individual e moral um sentido social.
Quando você se comporta da maneira que sociedade espera, você está sendo ético, muitas vezes nos pautamos ou não pela ética. Apesar de termos visto muitos mais exemplos contra ética.
A sociedade evoluiria tanto que se divorciaria dos valores. É isso é nítido na sociedade.
Com a ética ditando o que é certo ou errado, cria-se os padrões éticos, onde antes de tomarmos uma decisão, de fazer alguma coisa, fazemos uma reflexão (O que vão pensar de mim se me portar dessa maneira, como a sociedade vai encarar isso).
O QUE NOS LEVA A BUSCAR A ÉTICA? QUAL O SENTIDO DE NOS CENSURARMOS PARA NÃO AGIRMOS COM IMPULSO? O QUE SE BUSCA AO ADOTAR UM PADRÃO ÉTICO? Se busca uma vida de sucesso com o objetivo final de atingir a felicidade (Aristóteles – Não só a felicidade motiva a população a ser éticos, mas devemos ser éticos para atingir a felicidade)
Ética está atrelada ao bom senso. A característica do ser humano de pensar, de se adequar as regras de comportamento social, a deixar de fazer certas coisas para ser aceito socialmente, a racionalidade é o que o diferencia dos demais animais, a razão!
DIFERENÇA ENTRE MORAL E ÉTICA: Moral seria a noção individual de comportamento certo e errado, enquanto Ética é a noção social de comportamento certo e errado. Segundo Aristóteles o ser humano busca um bem maior, que na visão desse filósofo é a felicidade.
Outros filósofos também defendem que o bem que a humanidade busca é a felicidade. Como é o caso de Freud, que defende que o desejo da obtenção da felicidade é o que motiva e impulsiona cada ser humano.
22 DE AGOSTO DE 2016
O HOMEM E A SOCIEDADE
- Formação do Ser Humano
- Irracional
- Racional
- Fatores que contribuem para a racionalidade
- Fundamentos dos conflitos éticos
IRRACIONAL: Instinto, aquilo que acontece independente da nossa vontade. O que foge ao controle.
RACIONAL: Característica essencial do Homo Sapiens, e isso que nos fez dominar os demais animais, a capacidade de agirmos racionalmente. Capacidade de ponderarmos nossos impulsos. Capacidade de controlarmos nosso lado irracional, capacidade de autocontrole.
QUAIS FATORES CONTRIBUEM PARA A RACIONALIDADE:
- Culturais: Determina aquilo que é bom ou não. Cria imagem da pessoa de sucesso, da pessoa feliz.
- Religiosos
- Sociais (Família)
FUNDAMENTOS DOS CONFLITOS ÉTICOS:
- Desejo – Irracional: (Eu ter um desejo que as pessoas contrariam, cria-se um conflito ético)
- Fraqueza do nosso corpo: (Busca pela juventude)
- Adequar-se as regras (Normas Jurídicas)
29 DE AGOSTO DE 2016
FORMAÇÃO DO SER HUMANO
A vida e as ações de cada ser humano são norteadas por impulsos irracionais e racionais. Os primeiros tem origem na parte do instinto animal de cada ser humano, é o que nos assemelha com os demais animais.
A segunda é o critério diferenciados e a razão que possibilita o homem dominar os demais animais, na medida em que ele conseguiu controlar seus impulsos irracionais e traçar objetivos para satisfazer uma meta.
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DA RAZÃO HUMANA
-CULTURA: aqueles originados pelo momento histórico e anseios coletivos numa determinada sociedade.
-RELIGIOSOS: são as crenças e dogmas de um determinado grupo social.
-SOCIAIS: aqueles originados das relações sociais das mais diferentes esferas, tais como família, escola, trabalho e amigos.
FUNDAMENTOS DOS CONFLITOS ÉTICOS
-DESEJO (IRRACIONAL): de cada ser humano que gera conflitos éticos na medida em que muitas vezes contraria os padrões sócias do certo e errado. EX.: Indivíduo deseja o mal ao seu colega de trabalho, visando ocupar seu cargo.
-FRAGILIDADE DO CORPO HUMANO: geram conflitos éticos na medida em que pode contrariar leis naturais. EX.: Eutanásia, aborto de feto anencéfalo, comercio ilegal de órgãos.
-ADEQUAÇÃO ÀS REGRAS DE CONVÍVIO SOCIAL: o respeito ou não às regras de conduta, principalmente as positivadas, gera conflitos éticos na medida em que muitas vezes o indivíduo não se sente representado na lei por isso não se motiva a cumpri-la. EX.: Comércio de produtos “pirata”.
ÉTICA E SOCIEDADE
- RELAÇÕES SOCIAIS: O homem precisa viver em sociedade e para tanto deve renunciar a parcela de seus interesses individuais, passando a respeitar aquilo que a sociedade, de forma objetiva e geral, considera como certo e errado.
-ÉTICA GERAL: Padrões de comportamento humano estabelecidos em um determinado grupo social.
-ÉTICA PROFISSIONAL: Padrões de comportamento exigidos numa determinada profissão.
05 DE SETEMBRO DE 2016
DUPLA MISSÃO DA ÉTICA
- Identificar a noção individual do “certo” e “errado” em determinado grupo social. Tem cunho subjetivo.
- Padronizar de forma objetiva, os comportamentos comuns a um determinado grupo social. O bem comum é a paz social.
JULGAMENTOS NORMATIVOS OU PRESCRITIVOS
São aqueles decorrentes da interpretação das regras de conduta sociais reiteradas com a noção de obrigatoriedade (costumes) extraindo-se delas a noção de certo e errado.
CAMPO DE ÉTICA
É o estudo dos conflitos e interesses num determinado grupo social e a busca da melhor maneira de solucioná-los, respeitando as diferenças inerentes ao ambiente, cultura e momento histórico e a evolução do pensamento humano ao longo do tempo.
...