TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA RESPOSTA À ACUSAÇÃO

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE BAGUÇOLÂNDIA

ZEFERINO, devidamente qualificado nos autos da ação em epigrafe, vem por seu advogado infra-assinado (instrumento de mandato em anexo), tempestivamente, apresentar a Vossa Excelência a

RESPOSTA À ACUSAÇÃO,

com fulcro no art. 396 e 396-A do Código de Processo Penal, pelas razões de fato e direito que assim seguem:

DOS FATOS

Zeferino, supostamente acusado de praticar o delito de extorsão majorada pelo emprego de arma de fogo contra Venceslau, ora, querelado, supostamente vítima da mencionada conduta.

O acusado emprestou a quantia de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para a vítima que precisava pagar uns agiotas, com a promessa de pagar nos próximos 30 dias. Após esse período, a suposta vítima, pediu novo prazo, pois continuava em dificuldades. Vencido o prazo de 30 dias, o acusado procura a suposta vítima, que declara não ter condições de pagar. O que provocou irritação em Zeferino, que sacou um revólver e disse que Venceslau iria pagar de qualquer jeito e ameaçou o mesmo de morte. Os vizinhos, Sandoval e Malaquias, que presenciaram o fato chamaram a policia.

A policia conduziu todos à delegacia.

Encerradas as investigações em 02/02/2015, o MP oferece denúncia contra Zeferino pela prática de crime de extorsão, qualificada pelo emprego de arma de fogo, perante a 3ª Vara Criminal de Baguçolândia. A peça inaugural foi recebida no dia 18/08/2015, sendo Zeferino citado para o dia 21/08/2015.

Na delegacia é instaurado o inquérito policial para a devida apuração dos fatos, e após a oitiva do Acusado, o Ministério Publico o denuncia pela prática de crime de extorsão pelo emprego de arma de fogo.

Ora, pela situação fática narrada, não há de se falar em extorsão majorada, e sim em exercício arbitrário pelas próprias razões, uma vez que é evidente que o Acusado só usou deste...

DA TEMPESTIVIDADE

A denúncia oferecida pelo Ministério Público, foi recebida pelo Juiz em 18 de agosto de 2015, que determinou a citação do acusado.

Ocorre que a tal citação se deu no dia 21 de agosto de 2015.

Sendo que o acusado apresentou TEMPESTIVAMENTE resposta no dia 02 de setembro de 2015, conforme artigo 396 do CPP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com