A Análise Da Produção Do Café
Por: malutrindade • 14/6/2023 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 71 Visualizações
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CAFÉ
O produto de consumo que vamos analisar é o café, que é constantemente consumido tanto individualmente quanto em famílias, e também em estabelecimentos comerciais, como padarias e cafeterias.
Nos últimos anos, a oferta e a demanda de café têm estado relativamente estáveis, com um aumento gradual no consumo mundial. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), a produção mundial de café em 2020-2021 foi estimada em 169,34 milhões de sacas de 60 kg, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior. Além disso, o consumo mundial de café em 2020-2021 foi estimado em 166,09 milhões de sacas de 60 kg, um aumento de 0,4% em relação ao ano anterior.
Porém, existem variações regionais na oferta e demanda de café. Por exemplo, devido a condições climáticas desfavoráveis, a produção de café no Brasil em 2020-2021 foi estimada em 43,8 milhões de sacas de 60 kg, uma queda de 25,8% em relação ao ano anterior, o que pode afetar o fornecimento global de café.
É importante destacar que a produção do café está concentrada em países tropicais, como o Brasil, Vietnã, Colômbia, Indonésia e Etiópia. O maior produtor de café do mundo é o Brasil, com uma produção estimada em cerca de 39% da produção global em 2020-2021, seguido pelo Vietnã, que responde por cerca de 19% da produção mundial.
O consumo do café tem aumentado em todo o mundo por conta das pessoas estarem cada vez mais conscientes sobre os benefícios do café para a saúde. De acordo com a Statista, o consumo per capitã de café em todo o mundo aumentou de 1,76 kg em 2010 para 1,95 kg em 2020.
Diante a esse aumento do consumo do café, também ocasionou um aumento nos preços do café. Em 2021, os preços do café atingiram seu nível maior em seis anos, devido à preocupação com a oferta e demanda global ocasionada pela pandemia de COVID-19, bem como problemas climáticos em países produtores de café.
Existem muitas variedades de café, mas em termos de sabor e aroma não há substituto, mas é importante destacar que existem muitos produtos com cafeína que podem substituir o café em termos de energia e efeito estimulante. Pode-se optar por chá, que possui sabor e aroma diferente, mas também contém cafeína e outros compostos para a saúde. Bebidas energéticas e refrigerantes com cafeína também são opções populares para aqueles que desejam obter um efeito estimulante sem beber café.
...