TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  14/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]                                                                             [pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

[pic 4]

Unidade de Aprendizagem: Ciclos Econômicos

Curso: Bacharelado em Ciências Econômicas

Nome do estudante: Francisco Rubens Bezerra Feliciano

  1. (10,00 pontos). A política monetária é um dos instrumentos da economia utilizado pelo Governo de um país para almejar o crescimento econômico. Partindo do cenário hipotético que você foi convidado para fazer parte da equipe econômica do Governo do Brasil, elabore proposta de uma política monetária para o país crescer nos próximos 4 anos.
  1. Utilize o cenário real da economia brasileira (dados 2019 e 2020);
  2. Classifique a sua política monetária e a escola de autores de economia que apregoa tal política;
  3. Elabore um texto com introdução, desenvolvimento da sua ideia e conclusão com no máximo 2 páginas.;
  4. Citar a bibliografia pesquisada;
  5. A orientação política será dada a partir da divisão a baixo (ordem alfabética):

Grupo 1: orientação de direita, envolvendo políticas neoliberais: Ana; Andreias; Augusto, Bruna, Bruno, Bruno Castro, Caio, Caio Lima, Caio Matinez, Chirley, Daniel, Danilo, Débora, Egas, Ezequiel e Fabian.

Grupo 2: orientação de esquerda, envolvendo políticas mais estadista: Fabio, Fabressa, Flavio, Francisco, Gabriel, Geovanio, Gérson, Gilberto, Hélio, Iridan, Jeferson, Jorge, José, Lucas, Lucas se Souza.

Grupo 3: orientação de centro, envolvendo políticas mais moderadas: Lucas da Silva, Luciano, Luís, Marcio, Marco, Matheus, Mauro, Natasha, Nicolas, Paulo, Ricardo, Rodrigo, Rubens, Stefani, Yuri

Os grupos são orientações, a atividade é individual.

Política Monetária Expansionista – Orientação de Esquerda

A pandemia da COVID-19 afetou profundamente a atividade econômica e os resultados esperados para a economia brasileira no ano de 2020, pois houve uma forte redução de demanda; interrupção do funcionamento de atividades produtivas; queda nos níveis de emprego e renda da população, no faturamento das empresas e na disponibilidade de crédito; oscilações nos juros, na taxa de câmbio e na bolsa de valores; e aceleração da inflação.

Baseado nos dados obtidos no site do Banco Central (Bacen), referente ao ano de 2019 e 2020, verificou-se que a meta da inflação no país para 2019 era de 4,25%, mas a inflação efetiva (IPCA) fechou em 4,31%. Em 2020, a meta da inflação era de 4%, mas a inflação efetiva (IPCA) fechou em 4,52%. A Taxa Selic iniciou o ano de 2019 com meta de 6,5% e fechou com Taxa Selic de 6,4%. No fim de 2019, a meta era de 4,5% e fechou com Taxa Selic de 4,4%. No fim de 2020, a meta era de 2% e fechou com Taxa Selic de 1,9%.

A alíquota dos depósitos compulsórios à vista para 2019 era de 21% e a prazo era 35%. No ano de 2020, a alíquota dos depósitos à vista se manteve e os depósitos a prazo caiu para 17%. O Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 4,1% em 2020, totalizando R$ 7,4 trilhões, o que representou a maior queda anual desde 1996 e interrompeu o crescimento de três anos seguidos (2017 a 2019), quando o PIB acumulou alta de 4,6%.

A política monetária consiste no controle da quantidade de dinheiro que existe em uma economia, sendo a política mais eficaz e utilizada pelos governos. Segundo Leite (2011), o Bacen é o órgão responsável pela política monetária no Brasil e tem como principal objetivo regular a quantidade de moeda, crédito, taxas de juros e o equilíbrio do balanço de pagamentos. Leite (2011, p. 103) afirma que política monetária é “a política do governo que controla a oferta de moeda e, consequentemente, as taxas de juros, para garantir a liquidez ideal de cada momento. Por consequência, a política monetária também determina as condições de crédito”.

A política monetária pode ser realizada através das operações no Open-Market (Mercado Aberto), através dos depósitos compulsórios, redesconto ou empréstimo de liquidez e emissão de moeda. Como resultados dessas medidas haverá uma maior disponibilidade de recursos na economia, aumentando o consumo, a renda, a produtividade industrial e, por consequência, o Produto Interno Bruto (PIB).

Nesse ínterim, temos que a política monetária expansionista consiste em um conjunto de práticas que visam aumentar a quantidade de moeda na economia, baseado, principalmente, na redução das taxas de juros, tornando o crédito mais barato, estimulando o consumo e a retomada da economia. Ela pode ser realizada através da redução da taxa de depósitos compulsórios (à vista e a prazo) que são realizados pelos bancos comerciais junto ao Bacen e pela compra de títulos públicos no Mercado Aberto que é o mais ágil instrumento da política monetária, o que afetará diretamente a economia no que tange: a decisão entre consumo e investimento das famílias e empresas; o crédito; as expectativas das famílias e empresas; e na inflação.

A política monetária expansiva é utilizada em cenários de deflação ou para contornar crises como a que estamos vivendo atualmente. Segundo a doutrina Keynesiana, o Estado deveria intervir na economia sempre que fosse necessário, com a finalidade de evitar a retração econômica e garantir o pleno emprego, podendo ocorrer, inclusive, investimentos públicos para aquecer o cenário econômico em geral. Essa doutrina político-econômica também prega que o Estado exerce papel dominante na organização de uma nação e aborda características como redução da taxa de juros, garantia do pleno emprego, entre outras.

Considerando que o Governo adote uma política monetária expansionista visando o crescimento do país nos próximos quatro anos, uma das opções seriam as operações no Mercado aberto que consistem na compra e venda de títulos públicos por parte do Bacen, com a finalidade de regular os fluxos gerais de liquidez da economia, pois segundo Leite (2011, p. 106) as operações de Mercado Aberto permitem: “o controle permanente do volume de moeda ofertada no mercado; a manipulação das taxas de juros de curto prazo; às instituições financeiras bancárias, que realizem aplicações a curto e curtíssimo prazo de suas disponibilidades monetárias ociosas; a garantia de liquidez para os títulos públicos”. Deste modo, o Bacen pode entrar no mercado de títulos da dívida pública realizando operações de compra desses títulos, logo, injetando dinheiro na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (703.1 Kb)   docx (618.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com