A Economia Do Brasil
Artigo: A Economia Do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: egon • 13/6/2013 • Artigo • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 527 Visualizações
1-Devido as crescentes necessidades da sociedade, assim comolimites de produção nomeado problema de escassez, faz-se necessário uma administração que pense: O quanto, o que, como, e pra quem produzir. Sendo assim os recursos são organizados de forma a atender aos interesses de uma determinada parcela da sociedade, assim como a quantidade necessária a ser produzida, o produto ideal a ser produzido com o menor custo possível.
2- A curva de produção conhecida como CPP mostra a flexibilidade de produção que deve haver de acordo com o tempo e produto ideal a ser produzido naquele período.
3- Essa flexibilidade de produção ocila entre os bens de capitais e bens de consumo. Sendo assim no momento em que a produção de alimentos estiver em alta a produção de máquinas estará em baixa.
4- Esse fluxo circular acontece, pois enquanto a família demanda as empresas a necessidade de um determinado produto, a empresa demanda a família a necessidade da mão de obra para produção do produto.
5- Bens de capital: É todo material destinado a produção de bens de consumo.
Ex.:Máquinas de produção, ferramentas.
Bens de consumo: É o produto final demandado pela sociedade.
Ex.: Alimentos, eletrodomésticos.
Bens intermediários: É a matéria que pode ser destinada a produção dos bens de capitais assim como dos bens de consumo.
Ex.: Madeira, ferro.
Fatores de produção: Implica onde serão empregados os bens intermediários.
6- Para o Mercantilismo consistia no acúmulo de riquezas da nação, ou seja o país é considerado rico de acordo com seu estoque de metais preciosos.
Para a Fisiocracia a riqueza de uma nação consistia nos bens produzidos pela natureza como agricultura e a pesca.
7-Adam Smith (1723 – 1790)
Dentre os economistas considerados clássicos Adam Smith foi o que mais se destacou. Uma de suas principais ideias era que a sociedade conseguia aumentar suas economia sem qualquer interferência do estado. De acordo com Adam Smith a causa da riqueza das nações é o trabalho bem setorizado e especializado.
Para Smith a intervenção do estado não se fazia necessária a intervenção do estado na economia, considerando assim que a concorrência por sí é uma boa divisão social do trabalho, garantindo o sucesso econômico da nação.O governo por sua vez não intervêm nas leis de mercado.
8- David Ricardo foi autor da chamada teoria das vantagens comparativas, a teoria mostra como fazer o comércio internacional analisando as vantagens, comparando os produtos comercializados entre os países, e qual seria a melhor oportunidade de efetuar esse comércio, comparando qual produto é mais vantajoso para se importar.
9- A lei de Say acredita que a oferta cria sua própria procura, sem necessitar da ação do governo, a teoria Keneysiana por sua vez ao analisar a crise econômica da época aponta para a necessidade de uma intervenção do estado por meio de uma economia de gastos públicos dando fim a teoria de laissezfaire e iniciou a demanda efetiva.
10- Monetarístas: Privilegiam o controle da moeda e uma baixa intervenção do mercado.
Fiscalistas: Recomendam o uso de políticas fiscais ativas, e uma maior intervenção do estado.
Pós-Keneysianos: Defendem um papel ativo do estado na administração da economia.
Marxistas: Explica o processo de acumulação e a evolução entre as classes sociais e o valor do trabalho.
Institucionalistas: Entendem que as decisões econômicas das pessoas refletem muito mais que as influencias das instituições dominantes e do desenvolvimento tecnológico.
11- Função de demanda é a quantidade de certo produto que um grupo de consumidores necessitam em um determinado período.
12- Quantidade demandada é a produção de tal produto dependendo de renda de quem procura o produto específico, quanto a demanda não altera a quantidade de certo bem ou serviço.
13- A lei geral de demanda mostra que quando o preço de um certo produto é aumentado a sua quantidade cai na prática não é bem assim com alguns produtos que são de extrema necessidade, o preço pode subir e suas vendas continuam estáveis.
14- Função oferta: É uma forma entre quantidade e preço, uma variação em que cada quantidade tem o melhor preço.
15- O governo estabelece preços mínimos para garantir a produção agrícola para que o agricultor não venha a falir caso o mercado não se interesse pelo o produto, nisso o governo garante a compra.
O
...