A Evolução do Capitalismo
Por: Eduardo Porto • 9/9/2021 • Projeto de pesquisa • 272 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
G1
- A peste negra que dizimou 1/3 da população, contribuiu bastante para a crise feudal.
- Volta das relações comerciais – impulsionada pelas expedições militares (As Cruzadas) que buscavam conquistar e ocupar alguns territórios sagrados, como Jerusalém.
- Aumento da circulação de moedas.
- Êxodo rural.
- Desenvolvimento urbano e comercial.
4- Na verdade o mercantilismo não pode ser considerado uma teoria unificada do capitalismo. Heckscher vê, nos escritos da época, um sistema de poder político e, ao mesmo tempo, um sistema de regulamentação da atividade econômica, um sistema protecionista e um sistema monetário com a teoria da balança comercial.
“ O mercantilismo procurava sobretudo, os meios de proporcionar o maior lucro possível a cada país”
5- O Estado era o único capaz de defender os interesses nacionais. O Estado foi quem comandou tudo, impondo regras e tributandos as classes sócias, além de expandir e buscar riquezas.
6- O comércio capitalista em expansão, seja no externo que é onde se gera bastante capitais, quanto na interna onde também gera capitais, porém não em tanta quantidade. Em ambas o Estado apropria parte.
7-Metalismo: o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os maias, incas e astecas.
Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.
...