A Evolução Da Moeda
Projeto de pesquisa: A Evolução Da Moeda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brucosta • 27/10/2014 • Projeto de pesquisa • 465 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
A EVOLUÇÃO DA MOEDA
Introdução
Atualmente, em maior parte das transações que efetuamos, utilizamos o dinheiro como objeto de troca. Essas transações já podem ser feitas virtualmente, de forma rápida e segura, para qualquer lugar do mundo, mas nem sempre foi tão simples assim.
Antes do surgimento da moeda, procuravam-se outros instrumentos para realizar as trocas, ou seja, o escambo, e havia muita dificuldade em encontrar quem desejasse realizar a troca desses instrumentos e estabelecer um parâmetro sobre o valor dos mesmos, visto que eram instituídos de forma diferente em cada região, sem haver assim uma medida comum entre as demais regiões.
A Moeda Mercadoria
O gado, principalmente bovino, fora muito utilizado como objeto de troca, assim como o sal. Daí a utilização de termos como “pecúnia” e “pecúlio” derivados da palavra latina “pecus” (gado), “capital”, que vem do latim “capita” (cabeça) e “salário” que tem como origem a utilização do sal em Roma para pagamento de serviços prestados. No Brasil, o pau-brasil, o cacau, o açúcar, entre outros bens foram utilizados como moeda. Sendo assim, a moeda, durante as primeiras transações, tinha status de mercadoria. Em tempos de guerra, os alemães utilizaram peças de porcelana como moeda, nos EUA os selos eram utilizados e na Itália até caramelo já serviu como objeto de troca.
A Moeda Metálica
Quando o homem descobriu o metal, logo passou a fabricar diversos utensílios com ele, que imediatamente passou a apresentar vantagens devido a sua divisibilidade, raridade e facilidade de transporte, tornando-se padrão de valor. Então, como forma de facilitar as trocas, surge, no século VII a.C. a moeda metálica, o que incrementou o número de transações comerciais.
A Moeda Papel
O transporte da moeda metálica tornou-se trabalhosa, além de perigosa, devido aos saques e perdas ao longo do percurso. Por isso, foram instituídos os certificados de depósito, surgindo assim a moeda-papel.
Os emitentes desses certificados de depósito eram as Casas de Custódias que tinham a garantia e segurança para realizar a troca daquela moeda. Devido à maior facilidade de uso, a moeda-papel acabou substituindo as metálicas.
No entanto, as Casas de Custódia, que se tornariam bancos posteriormente, passaram a emitir certificados de depósito sem haver lastro de ouro e prata em seus cofres, o que provocava insegurança quanto à capacidade de pagamento dessas instituições.
Ademais, havia muitas fraudes devido às falsificações e crimes relacionadas às moedas. Então os governos interviram nos mecanismos de emissão do dinheiro, passando a instituir o valor da moeda e a emiti-las, controlando as falsificações e garantindo o poder de pagamento, tal qual hoje conhecemos.
BIBLIOGRAFIA
Banco Central do Brasil. Museu de Valores do Banco Central. Origem e Evolução do Dinheiro. História do Dinheiro. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA> Último acesso em: 15 de dezembro de 2013.
Casa da Moeda do Brasil. Origem do Dinheiro. Disponível
...