A Importância dos Bancos
Por: Augusto Gabriel de Sousa • 1/10/2015 • Artigo • 443 Palavras (2 Páginas) • 6.501 Visualizações
A Importância dos Bancos para a Economia Brasileira
Introdução
Os bancos são frequentemente alvos de críticas e acusações dos revoltados. Vistos como vilões por muitos, os bancos têm papel fundamental na sociedade. Uma das razões para essa visão negra das instituições financeiras é sua incompreensão. Como funcionam os bancos? O que fazem além de enviar cobranças, cartões de crédito, emprestar dinheiro e receber/enviar pagamentos? Qual sua importância na economia ?
Importância dos Bancos
O sistema financeiro, e neste, os bancos, desempenham um papel crucial em tudo o que diga respeito à utilização da moeda pela economia.
Os serviços de transferência de dinheiro, de pagamento, e o crédito ao consumidor são as características mais lembradas pelas pessoas comuns, mas os bancos fazem mais do que isso. Os bancos são essenciais para o comércio e empresas em geral , sendo responsáveis pelo financiamento de algumas operações, permitindo que o excesso de recursos de determinado agente econômico possa ser canalizado para outros agentes, oferecendo créditos e outros serviços , assegurando o funcionamento dos sistemas de pagamentos, o que permite que os mercados locais e a empresas desenvolvam as suas atividades, movimentando o capital.
Movimentação de Capital
Os grandes bancos movimentam bilhões por dia , sendo fundamentais na intermediação financeira, recolhendo a poupança de recursos excedentários , depositados nas contas e disponibilizando a quem necessita de recursos financeiros até mesmo do outro lado do mundo, mantendo a movimentação do capital com investimentos e oferta de crédito , fazendo o dinheiro trabalhar a seu favor.
Conclusão
Os bancos são de extrema necessidade , tanto para a população quanto para empresas.
O sistema financeiro e os bancos desempenham um papel indispensável a tudo que envolva a utilização da moeda pela economia, em seus mais variados níveis.
Sem os bancos haveria grande dificuldade da movimentação do capital, que seria segurado nas mãos de seus próprios possuidores , impossibilitando a atual facilidade da movimentação do mesmo , gerando grandes complicações na organização e administração do mesmo em empréstimos , financiamentos , para obtenção de lucros e créditos , para qualquer tipo de investimento e investidores ao qual seja necessário o empréstimo destes capitais e recursos financeiros.
Os bancos , como qualquer outra empresa, visam a obtenção de lucros através de seus serviços e produtos, neste caso, o da utilização do dinheiro como produto comercializado , e os mais variados serviços bancários (cartões de crédito, empréstimos, etc), oferecendo estes serviços essenciais a sociedade atual para os que necessitam deles.
Em suma, os bancos utilizam o dinheiro captado dos clientes (pessoas físicas, pessoas jurídicas, indústrias e/ou governo) para conceder empréstimos a outros clientes e obterem lucro referente a juros , ajudando a manter o dinheiro no mercado e nos próprios bancos , fazendo-o circular
...