A Tentação e A Provação
Tese: A Tentação e A Provação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AANDRESINHAA • 15/10/2013 • Tese • 9.542 Palavras (39 Páginas) • 147 Visualizações
18/04/13 Respondendo À Tentação
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CAP 43 - RESPONDENDO A TENTAÇÃO
I CO 10.13, “NÃO VEIO SOBRE VÓS TENTAÇÃO, SENÃO HUMANA; MAS FIEL É DEUS, QUE NÃO VOS
DEIXARÁ TENTAR ACIMA DO QUE PODEIS, ANTES COM A TENTAÇÃO DARÁ TAMBÉM O ESCAPE, PARA
QUE A POSSAIS SUPORTAR.”
Introdução – A tentação entre os homens é um problema universal. Tanto salvos
quanto não salvos, crianças ou adultos, ricos ou pobres, elegantes ou brutos sabem o que é tentação.
A realidade diz: sendo da raça humana, automaticamente, conhece a tentação (“Não veio sobre vós
tentação, senão humana”, I Co. 10.13).
A Tentação e A Provação.
Tentação em geral é usada por satanás para destruir moral e virtudes. A tentação
sempre tem o objetivo de induzir ao pecado. Satanás é a fonte maior de tentação. Ele não tem como
fazer diferente. Por isso a Bíblia fala dele como o Tentador (Mt 4.3; I Ts 3.5), Homicida, pai da mentira
(Jo. 8.44) e Diabo (Ap 12.7-10; Mt 4.1) nome que significa acusador ou difamador. Ele usa o mundo e a
carne, nossa ou de outros, para que haja pecado e destruição (I Jo 2.16, “Porque tudo o que há no
mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas
do mundo.”) É importante frisar que ser tentado não é pecado. A tentação torna a ser pecaminosa
quando cedemos a ela (Tg. 1.13-14, “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua
própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado,
sendo consumado, gera a morte.”). Jesus Cristo foi tentado e a Sua tentação não foi considerada
pecaminosa (Hb. 4.15, “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das
nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”; Mt. 4.1-17).
Quando tentado, temos opções: ou caiamos ou não.
Provação é o que Deus usa para desenvolver a fé dos Cristãos. Às vezes a Bíblia usa a
palavra tentação quando é uma provação (Tg 1.2; I Pe 1.6). Para saber se uma determinada aflição é
de Deus ou não examine os seus frutos. Se a aflição conforma o Cristão mais à imagem de Cristo, pode
saber que vem de Deus. Se for para a destruição do Cristão não vem de Deus. Deus sempre intenta o
melhor para o Seu povo (Rm. 8.28, “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem
daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”). Deus nunca
intenta nada mal para os Seus (Tg 1.12-13, “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação;
porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a
ninguém tenta.”). Êx. 20.20, “E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para
que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.”; Jz. 3.1-4. Diferentemente da
tentação, não temos opção diante das provações. Elas vêm a nós se quisermos ou não. Porém, como a
tentação, a nossa reação à provação depende em nós.
Os Vencidos e Os Vencedores
Cada tentação produz um vencedor ou um vencido.
Os Vencidos são os que estão do mundo e não têm a salvação por Cristo - Jo 8.44, “Vós
tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o
princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do
que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”. Por desejar a vontade de Satanás
compartilham com ele e o seu fim (Ap. 20.7-15; Hb. 2.14; Rm. 6.16).
Todos os homens começam suas vidas neste mundo mortos para o bem: Rm 3.10-18;
5.12, “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Todos andam segundo o curso deste
mundo que segue as ordens do príncipe das potestades do ar (Ef. 2.2-3, “2 Em que noutro tempo
andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que
agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos
desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos
da ira, como os outros também.”) Por isso são vencidos pela tentação. Não têm como resistir aquele
que satisfaz a concupiscência.
Somente pela misericórdia e o grande amor de Deus existe a salvação desta escravidão,
desta morte do pecado: Rm. 5.15, 16, 18, “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se
pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só
homem,
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