TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação de métodos estatísticos e econométricos de teoria

Artigo: A aplicação de métodos estatísticos e econométricos de teoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

A microeconomia revela como os setores e os mercados operam e se desenvolvem, por que são diferentes entre si e como são influenciados por políticas governamentais e condições globais.

Já a macroeconomia trata das quantidades econômicas agregadas, como o nível e a taxa de crescimento do produto nacional, taxas de juros, desemprego e inflação.

Para entendermos como operam os mercados agregados de bens e serviços, mão-de-obra e títulos de empresas, é necessário compreender a comportamento das empresas, dos consumidores, dos trabalhadores e dos investidores que os compõem. Dessa maneira, os macroeconomistas têm se preocupado cada vez mais com os fundamentos microeconômicos dos fenômenos econômicos agregados, e grande parte da macroeconomia é uma extensão da análise microeconômica.

A microeconomia em grande parte trata de limites, da renda limitada que os consumidores podem gastar em bens e serviços, de orçamentos e tecnologias limitadas que as empresas podem empregar para produzir bens, do número limitado de horas que os trabalhadores podem dedicar ao trabalho ou ao lazer. Ela descreve as relações de equilíbrio que consumidores, trabalhadores e empresas, encontram e mostra como essas relações podem ser feitas da melhor maneira.

TEORIAS E MODELOS

Na economia, explicação e previsão baseiam-se em teorias. As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas. A teoria da empresa começa com uma premissa simples – as empresas procuram maximizar seus lucros. A teoria utiliza essa suposição para explicar como as empresas determinam a quantidade de mão-de-obra, capital e matérias-primas que empregam na produção, assim como o volume produzido.

As teorias econômicas constituem também a base para previsões. Assim, a teoria da empresa nos diz se o nível de produção de uma empresa aumentará ou diminuirá em resposta da um aumento nos níveis salariais ou um decréscimo no preço das matérias-primas. Com a aplicação de técnicas estatísticas e econométricas, as teorias podem ser utilizadas para construir modelos a partir dos quais possam ser feitas previsões. Um modelo é uma representação matemática de uma empresa, um mercado ou alguma outra entidade, com base na teoria econômica.

ANÁLISES: POSITIVA E NORMATIVA

A microeconomia trata tanto de questões positivas quanto de normativas. As questões positivas relacionam-se com explicações e previsões, e as normativas, com aquilo que seria adequado.

Análise positiva consiste em proposições que descrevem relações de causa e efeito, ela é fundamental para a microeconomia. As teorias são desenvolvidas para explicar os fenômenos, depois são testadas em contraste com as observações, sendo então usadas para construir modelos a partir dos quais se fazem previsões. A utilização da teoria econômica para fazer previsões é importante tanto para os administradores de empresas quanto para a política pública.

Análise normativa examina as questões relativas ao que seria adequado, mas não está relacionada apenas com opções políticas alternativas, ela envolve também o planejamento das escolhas dentro de um plano de ação específico, frequentemente influenciada por juízos de valor. Quando juízos de valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com