A ciência da economia
Projeto de pesquisa: A ciência da economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filholca • 12/9/2013 • Projeto de pesquisa • 9.803 Palavras (40 Páginas) • 961 Visualizações
1. A CIÊNCIA DA ECONOMIA
É um ambiente de interação entre indivíduos. Um ambiente em que os indivíduos interagem com o objetivo de melhorar seu padrão de vida, aumentar seu bem-estar, através da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, levando em consideração o fato de que estes são escassos.
1.1 Conceitos de Economia
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei) ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administraçao da casa"."[1]
Uma definição que captura muito da ciência econômica moderna é a de Lionel Robbins em um ensaio de 1932: "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos."[2] Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico. A disciplina assim definida envolve portanto o estudo das escolhas uma vez que são afetadas por incentivos e recursos.
Economia é a ciência que se preocupa em alocar recursos escassos, orientando a escolha do que, como e para quem produzir com teorias e informação.
Se os recursos fossem ilimitados, não haveria necessidade de uma ciência da economia: todas as necessidades seriam satisfeitas por bens gratuitos.
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:
Escolha;
Escassez;
Necessidades;
Recursos;
Produção;
Distribuição
A economia é fortemente influenciada , tanto em sua construção como ramos do conhecimento, como na realidade, por diferente concepções politico-ideológicas. Cada corrente de pensamento econômico enxerga a realidade sob ângulos diferenciados, a partir dos quais elabora suas concepções, estabelece seus conceitos e formata seus modelos
A atividade econômica se define a partir da interação de complexas variáveis. Dadas as limitações do espaço geográfico e dos meios naturais, ela é influenciável por fatores antropológicos culturais, pelo ordenamento político, pelo progresso tecnológico, e pelo imprevisível comportamento dos diferentes grupos sociais de que se constitui as nações. Procurar compreender, em toda a sua extensão, esses eixos de sustentação é a tarefa mais importante dos que se dedicam à economia.
(Denise Fouzat – Économie contemporaine)
A abordagem Neoclássica
A economia é um estudo dos homens tal como vivem, agem e pensam nos assuntos ordinários da vida;
Focaliza principalmente, a condução do homem no trato com questões que interferem em sua riqueza e bem-estar.
O fim último de que cuida a economia consiste em descobrir como as virtudes humanas e a concorrência podem conduzir ao bem estar social.
A perspectiva Socialista
As necessidades humanas são determinadas pelo estágio cultural da sociedade.
Para satisfazer a um padrão de necessidade, o homem se dedica a um ato social: a produção;
A realização desse processo se completa com a distribuição do produto social;
O estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição resume o campo de que se ocupa a economia.
A sistematização de Robbins
A sociedade tem objetivos múltiplos, ilimitados, mas meios limitados. A conduta econômica consiste em escolher fins possíveis e meios escassos para alcansá-los.
A economia é um ramo que estuda as formas de comportamento humano que resultam da relação entre necessidades ilimitadas e recursos escassos.
Meios escassos, fins alternativos, escolha e alocação são os elementos a partir dos quais se define o campo de que se ocupa a economia.
“Economia é o estudo da humanidade nos assuntos correntes da vida”
Alfred Marshall (1890)
“Economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade escolhem o emprego de recursos escassos, que podem ter usos alternativos, de forma a produzir vários bens e a distribuí-los para consumo, agora e no futuro, entre as várias pessoas e grupos na sociedade”
Paul Samuelson (1948)
Para complementar pode-se lembrar das palavras do Prof. Antonio Delfim Netto: "Economia é a arte de pensar". Apesar de especificado seu objeto, a Economia relaciona-se com as demais áreas do conhecimento humano.
1.2 Problemas Econômicos Fundamentais
A escassez gera problemas econômicos semelhantes em toda parte. A forma de enfrentá-la, porém, varia dependendo da organização da atividade econômica adotada.
Qualquer que seja a organização da produção, três problemas fundamentais precisam ser resolvidos:
Abordagem objetiva
As três questões de Samuelson
– O quê?
– Como?
– Para quem?
- o que, quanto e quando produzir;
- como produzir, ou seja, com que recursos e com qual tecnologia;
- para quem produzir, ou seja, como devem ser repartidos
...