A economia brasileira
Resenha: A economia brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fgtd • 29/5/2013 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 691 Visualizações
A economia brasileira cresceu apenas 0,6% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três últimos meses do ano passado, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A soma de todas as riquezas produzidas pela economia do país entre janeiro e março ficou em 1,11 trilhão de reais. O anúncio veio abaixo da expectativa do mercado, cujas apostas de alta oscilavam entre 0,8% e 1%, conforme apurou o site de VEJA junto a analistas. Na comparação com igual período de 2012, o PIB teve expansão de 1,9% no primeiro trimestre do ano.
Leia também: Mercado projeta expansão de até 1% para o PIB no 1º tri
2012, o ano em que o PIB do Brasil não aconteceu
Governo tem por meta crescer ao menos 2,7% este ano
Assim como era esperado pelos economistas, o maior destaque foi a agropecuária, com avanço de 9,7%. Os serviços cresceram 0,5%. Já a indústria decepcionou, e caiu 0,3%, contrariando a expectativa de recuperação do mercado. Os investimentos, representados pela formação bruta de capital fixo (FBCF), tiveram um crescimento de 4,6%.
O consumo das famílias, que impulsionou a economia nos anos de governo Lula, e a despesa de consumo da administração pública ficaram praticamente estáveis (0,1% e 0%, respectivamente). As importações cresceram 6,3%, enquanto as exportações caíram 6,4%.
O resultado surpreendeu o mercado. O índice de atividade do banco central (IBC-Br) – considerado prévia do PIB - mostrou uma variação positiva de 1,05% no primeiro trimestre de 2013 ante o quarto trimestre de 2012. A projeção fixada pelos analistas ouvidos pelo Banco Central na pesquisa Focus mais recente é de que o Brasil chegará ao final de 2013 com uma alta de 2,93% do PIB.
...