A elasticidade da demanda
Artigo: A elasticidade da demanda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Drooters • 4/6/2013 • Artigo • 566 Palavras (3 Páginas) • 874 Visualizações
QUESTÃO 01
A elasticidade preço da demanda reflete o grau de reação ou sensibilidade que uma variação no preço do produto influência sobre a quantidade demandada.
demanda elástica = alta sensibilidade, em caso de aumento de preços, diminui drasticamente o consumo, quando há quedas do preço de mercado, aumenta o consumo
demanda inelástica = baixa sensibilidade ao que acontece com os preços de mercado, os consumidores reagem pouco com as variações dos preços
Demanda de elásticidade-preço unitária = Acontece quando o preço aumenta mas a quantidade cai na mesma proporção
As variáveis que afetam a elasticidade-preço da demanda:
Bens substitutos do produto quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será sua demanda, pois pequenas variações em seu preço, para cima por exemplo, farão com que o consumidor passe a adquirir o seu substituto, provocando queda em sua demanda mais que proporcional a variação do preço.
renda do consumidor, maior gasto referente a determinado bem em relação ao gasto total do consumidor, mais sensível, torna-se o consumidor a alterações em seu preço, ou seja, a demanda é mais elástica.
Essencialidade do produto, se o bem é essencial a sua demanda será pouco sensível a uma alteração no preço, portanto, demanda inelástica.
QUESTÃO 02
Os instrumentos básicos de uma política monetária são a emissão de papel moeda, depósito compulsório, compra e venda de títulos da dívida pública, empréstimo do Banco Central aos bancos comerciais e controle das taxas de juros.
A taxa de juros, dentro da política monetária, definirá o nível de consumo e demanda. Dentro deste estudo há a demanda agregada, que é a relação entre a quantidade de produtos que possuem demanda e o nível geral de preços.
Quanto a reserva compulsória. Relaciona se ao dinheiro que o banco deixa de emprestar ficando a disposição do Banco o Brasil (central) e o mesmo tendo controle dos gastos principalmente em relação ao consumo das pessoas (credores).
Com relação a esses dois instrumentos a diminuição do crédito e o aumento das taxas de juros e as reservas compulsórias, e que pode ser executado pelo governo de forma a combater a inflação
.
No Brasil essas políticas ocorrem a partir do Conselho Monetário Nacional, posteriormente avaliadas pelo Banco Central, Copom e Sistema Bancário; daí estabelece-se a oferta monetária no mercado e a taxa de juros.
quando um aumento de preço gera uma queda tímida na quantidade demandada
Elasticidade de preço serve para avaliar a quantidade demandada den um bem em relação ao consumidor,(demanda) de outra forma e a variação de preço de um determinado produto (oferta) por fornecedor/empresa.
elasticidade de preço da demanda:mede a sensibilidade a quantidade demandade pelo consumidor de um bem x em função da mudança de preço.e a relação a variação percentual do preço de outro produto, em correlação a quantidade demandada ser tanto elastica quanto inelastica ou elastica unitaria.
Demanda
...