A estratégia de redução de custos
Artigo: A estratégia de redução de custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Patricia25 • 27/4/2013 • Artigo • 382 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
Em um mercado competitivo como o de hoje, reduzir os custos se torna um diferencial competitivo para qualquer empresa, pois o objetivo de qualquer organização é obter lucros e reduzir seus gastos.
Com isso torna-se cada vez mais impotante que os profissionais responsáveis pela parte financeira da empresa, busque constantemente estratégias capazes de reduzir custos, principalmente desperdicios e excessos que se verificam na organização, alcançando assim, lucratividade para a mesma e aumentando o poder de competividade em relação a outras organizações no mercado.
Para obter esse controle de custos é necessário que esses profissionais tenham total conhecimento da realidade da empresa, no qual teram condições de tomar decisões concretas e possibilitando assim, o alcance e até a superação das metas estabelecidas.
Elaborar este trabalho, nos ensina não só a calcular os custos de um determinado produto, quanto nós gastamos e quando devemos colocar no valor de venda para que possamos obter um lucro razoável, mas nos ensina também que gastamos muito além daquilo que enxergamos para produzir algo, por exemplo, eu trabalho numa indústria de palheta, se fossem me perguntar antes deste portfolio, quais os gastos que a empresa tem para produzir as palhetas, eu diria apenas a mão-de-obra e a matéria-prima, não levaria em consideração o espaço utilizado, o salário das pessoas que trabalham no administrativo, despesas como telefone e internet.
Após este portfolio entende que tudo deve ser incluso no custo do produto, ou seja, devemos levar em consideração tudo àquilo que é gasto para produzi-lo para que dessa forma nós possamos determinar um preço de venda de modo que a empresa venha a lucrar, e não somente, conseguir pagar as suas dívidas e obrigações.
Outra ferramenta muito importante que aprendemos a utilizar neste melhor neste trabalho é a DRE, que nos ajuda a visualizar melhor se a empresa está realmente lucrando, porque muitas vezes a empresa vende bastante, mas o custo de produção e os impostos que a mesma paga é tantos que ao invés de lucrar a empresa apenas “troca figurinha”, dando a falsa impressão, pelo volume de vendas, de lucros, e através da DRE pode apurar se isso é realmente verdade.
...