A história da empresa SEMP TOSHIBA
Pesquisas Acadêmicas: A história da empresa SEMP TOSHIBA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tdkk • 30/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 823 Visualizações
Há mais de seis décadas a SEMP TOSHIBA tem se destacado por seu pioneirismo e inovações tecnológicas no mercado brasileiro. Foi assim com lançamentos surpreendentes, cada um deles dentro de contextos da época e em momentos extremamente significativos para o Brasil e sua população.
A história
Tudo começou no ano de 1942, em plena 2ª Guerra Mundial, quando Affonso Brandão Hennel fundou a SEMP (abreviação de Sociedade Eletro Mercantil Paulista) como uma pequena fábrica localizada na Rua 24 de Maio, no centro de São Paulo, que produziu o primeiro rádio fabricado no país. Já em 1949, ano em que a empresa se tornou a primeira a fabricar rádio vitrola no país, contando com ampla rede de revendedores e representantes em várias capitais do país, a SEMP liderava as vendas de rádios em todo o território nacional. Pouco depois, em 1951, a empresa lançou o mais sofisticado rádio da época, o PT 76, que ganhou o carinhoso apelido de “capelinha” e atingiu grande sucesso de vendas até meados da década de 70. Ainda neste ano, juntamente com o início das transmissões de TV através dos Diários Associados - TV Tupi - a SEMP produziu o primeiro televisor fabricado no Brasil. Em 1957 a empresa foi a primeira a fabricar aparelhos com rádio, televisão e eletro La interligado.
Mostrando acreditar na força da indústria brasileira, em 1965, a SEMP produziam no país mais de 80% dos componentes utilizados na fabricação de seus televisores, inclusive os cinescópios em B & P. Neste ano, a SEMP foi pioneira ao produzir o primeiro rádio com som estéreo do país. No ano seguinte, como afirmação de sua revolucionária tecnologia, a empresa lançou no mercado o primeiro televisor portátil com tela de 12 polegadas produzido no Brasil. No início da década de 70, a participação da empresa foi decisiva para dar início ao desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Televisão a Cores, sendo que já em 1972, a SEMP lançou o primeiro televisor a cores de 20 polegadas do mercado brasileiro. Pouco depois, no mês de outubro de 1973, a empresa inaugurou uma fabrica piloto em Manaus para inicialmente fabricar televisores e, em julho de 1975, deu seqüência à transferência final das atividades da fábrica de São Paulo para as instalações definitivas, localizadas no Distrito Industrial de Manaus.
A história da empresa ganharia novos rumos em 1977 com a associação com a Toshiba Corporation do Japão, para estabelecer a SEMP TOSHIBA, uma empresa de capital majoritário nacional, aliando a reconhecida capacitação tecnológica japonesa, a um modelo de gestão empresarial embasado em profundo conhecimento das peculiaridades do mercado brasileiro. A década seguinte foi marcada por grandes novidades como o lançamento, em 1981, da “TV de Colo” com tela de apenas 10 polegadas, a primeira TV portátil em cores fabricada no país; e com a introdução em 1986 do primeiro Vídeo Cassete de “4 cabeças”, estabelecendo a partir daí, um avançado padrão de qualidade de gravação e reprodução de imagens que, até aquele momento, ainda não havia sido atingido pelas demais empresas do setor.
No final desta década, em 1989, a SEMP TOSHIBA liderava o mercado de produtos de áudio portátil, contando com uma diversificada linha de rádios-gravadores, incluindo o modelo Toshiba Mouse, de grande sucesso junto ao público jovem. Em 1992, de forma ousada e acompanhando as novas tendências ditadas pela abertura econômica, a SEMP TOSHIBA lançou no Brasil a primeira linha de televisores de “Telas Grandes”, com tamanhos de até 52 polegadas. Essa iniciativa colocou definitivamente a empresa em posição destacada, levando-a nos anos seguintes, a conquistar a liderança no segmento de televisores, posição mantida até os dias de hoje.
Pouco tempo depois, em 1996, ao estabelecer a Semp Toshiba Info – sob a marca STI-, a empresa deu início às suas atividades na área de informática, mais uma vez inovando ao fabricar os Notebooks Toshiba no país. Uma década mais tarde, em 2006, a SEMP TOSHIBA atingiu a marca de 2.7 milhões de televisores produzidos e vendidos em um único ano. Pouco depois, em 2009, a empresa comemorou 10 anos de liderança absoluta do mercado brasileiro no segmento de televisores com mais de 16 milhões de unidades produzidas e vendidas.
Durante todos esses anos a SEMP TOSHIBA conquistou um espaço privilegiado no mercado e na mente dos consumidores, afinal a marca foi a primeira do setor a oferecer a maior variedade de telas grandes; a trazer o televisor com tela widescreen (16:9) em formato de cinema; a lançar o primeiro TV Multimídia, com 21 polegadas, que funcionava como televisor e monitor; e a TV combinada com videocassete nos tamanhos 29 e 34 polegadas (TV Combo). Por tudo isso que durante vários anos a SEMP TPSHIBA utilizou seu famoso slogan “Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros”. Recentemente a SEMP TOSHIBA começou a investir em uma nova divisão denominada “Mobilidade”, responsável pela fabricação de GPS, TV digital, Multimídia Player com TV e celular com TV digital.
A marca no Brasil
Continuamente expandindo e inovando, a SEMP TOSHIBA atua em vários segmentos do setor eletrônico (televisores, home theaters, DVDs, telefones com e sem fio e completa linha de Áudio, que vai desde rádios até potentes micro e mini-systems), distribuindo seus produtos através da maior rede de revendedores dentre todas as fabricantes do setor eletro-eletrônico do país. Líder no mercado de televisores com aproximadamente 25% de participação, a empresa vende anualmente mais de 5 milhões unidades de todas as suas linhas. Atualmente, aproximadamente 100 milhões de brasileiros utilizam algum produto com a marca SEMP TOSHIBA, que vende 1 produto a cada três segundos no país.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1942
● Fundador: Affonso Brandão Hennel
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Toshiba Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Affonso Brandão Hennel
● Presidente: Afonso Antônio Hennel
● Faturamento: R$ 2.4 bilhões (estimado)
...