A importância da contabilização da tomada de decisões (dentro e fora da empresa)
Artigo: A importância da contabilização da tomada de decisões (dentro e fora da empresa). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ernani_js • 11/12/2014 • Artigo • 440 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
- Para a Economia, os seres humanos são racionais e, por isso, em suas decisões de alocação dos recursos, procuram maximização do resultado que almejam.
- E, quanto maior a consequência de uma escolha, maior a importância da decisão a ser tomada. Sendo assim, decisões importantes exigem análises mais profundas e, por isso, elas necessitam de dados que sejam relevantes e confiáveis.
- Segundo esta lógica, para poderem trabalhar de maneira efetiva, os tomadores de decisão de uma organização precisam constantemente de informações úteis.
- E a Contabilidade é o instrumento que pode auxiliar a tomada de decisões (dentro e fora de uma empresa), pois ela fornece informações úteis sobre uma entidade contábil.
- Sendo assim, a Contabilidade é a linguagem dos negócios, um verdadeiro sistema de informação sobre um dado patrimônio, pois:
a) Mede as atividades de um negócio
- Coleta todos os dados econômicos
b) Processa as informações
- Mensura monetariamente os dados coletados e sumariza em forma de relatórios
c) E comunica os resultados aos tomadores de decisão
- Fornece informações úteis para o processo de escolha
- Em geral, os usuários dessas informações contábeis podem ser identificados em apenas duas categorias:
a) Usuários Externos
Agentes que estão do lado de fora dos portões da empresa. Ou seja, não participação do processo de condução da empresa. Eles buscam informações sobre a entidade para fins diversos. São eles, investidores, autoridades governamentais, clientes, fornecedores, concorrentes, dentre outros que usam a informação para tomar decisões a respeito da empresa, pelos impactos que a empresa tem ou poderá ter em suas vidas.
b) Usuários Internos
Os usuários internos são aqueles que usam da informação para questões referente à condução da empresa. Por isso, eles são conhecidos como gestores internos (estão no lado de dentro dos portões da empresa). Eles podem ser classificados em dois grupos distintos:
b.1) Gestores Internos de decisões rotineiras (curto prazo)
Que usam a informação para o planejamento e controle, em curto prazo (nível operacional), de operações rotineiras da entidade.
b. 2) Gestores Internos de decisões “não rotineiras” (médio e curto prazo)
Que usam a informação para tomar decisões não rotineiras – investir em equipamentos, determinar o preço de produtos, etc. – e formular políticas e planos de médio prazo (Nível Gerencial) e longo prazo (Nível Estratégico).
- Dentro deste contexto, fica claro que os usuários internos e externos utilizam a informação contábil para a tomada de decisão, mas a maneira como o fazem é diferente. E, sendo a função fundamental da contabilidade fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas,
...