APS- Projeto do Modelo Cisterna Para Captação de Agua da Chuva
Por: Leandro Ribeiro • 12/10/2016 • Projeto de pesquisa • 445 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
Página 1 de 2
APS- Projeto do Modelo Cisterna para captação de água da chuva.
Introdução
- A água é um dos recursos mais fundamentais para a manutenção da vida do planeta, como em maioria dos metabolismos, ciclos e seres da Terra que dependem da água para poder realizar suas funções essenciais.
- É um recurso renovável e dentro do ciclo hidrológico da Terra sua quantidade continua quase inalterável, mas qualitativamente, a água nem sempre pode ser renovada o que aumenta a escassez desse recurso.
- A demanda de água doce cresce rapidamente e sua disponibilidade global não acompanha esse crescimento, por conta disso criaram-se meios para economizar e armazenar o máximo dela possível.
- A coleta de água do telhado é uma iniciativa economicamente viável para fazer a captação e armazenagem, mas antes que se beba é necessário que a água seja filtrada antes de beber.
- Cisterna nada mais é que um reservatório de água da chuva, feita de cimento ou de metal, seu funcionamento é simples, a água é captada por meio de calhas localizadas em torno do telhado que logo em seguida pode ser filtrada antes de ser armazenada reduzindo os gastos mensais.
- Se for captada e armazenada de forma correta, a água da chuva pode atender as necessidades de uma família durante todo o ano. Assim, diminuindo os gastos com água e ainda evitamos inundações, alagamentos e erosões.
Aplicações da água da cisterna oriundas de água de chuva:
- Descargas de vasos sanitários;
- Irrigação de horta;
- Lavagem de pisos;
- Rega de jardim;
- Sistemas de refrigeração;
- Combate a incêndio;
Manutenção da Cisterna
- A manutenção regular é muito importante para garantir que a água da chuva esteja livre de contaminações e sujeira.
- A luz estimulará o crescimento de algas, por isso deve-se impedir qualquer entrada de luminosidade no interior do tanque. Embora a presença de algas não inutilize a água para consumo humano, mas elas a deixara com gosto e cor.
- Se luz estiver penetrando no interior do tanque durante um longo período, é importante que se drene a água, limpe o local e encha-o novamente, assegurando-se que ele está bem vedado.
Limpeza do tanque
- É necessário diluir cinco mililitros (mL) de água sanitária em um balde com água e higienize o tanque por dentro com a mistura e logo em seguida retirar o excesso.
- Nunca se deve deixar a cisterna vazia por muito tempo, pois poderá ocorrer o risco de trincar ou rachar.
Tipos de Cisterna
Existem 5 tipos de Cisternas feitas dos mais diversos materiais e estão descritos nos tópicos abaixo:
1. Cisterna de placas de cimento
2. Cisterna de tela e arame
3. Cisterna de tijolos
4. Cisterna de ferro cimento
5. Cisterna de cal.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com