ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO APEC
Trabalho acadêmico: ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO APEC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FelipeNeves2014 • 6/6/2014 • Trabalho acadêmico • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 253 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
PROFESSOR: MICHEL FONTANA
FELIPE SANTOS DAS NEVES – RA 6659415129
JAIR CAMPOS DE OLIVEIRA JUNIOR – RA 7536589818
JUNDIAI / SP
2014
ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Professor: Michel Fontana
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior de Ciências da Computação da Faculdade Anhanguera, como requisito para a avaliação da Disciplina para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
JUNDIAI / SP
2014
Essa atividade foi elaborada em dupla e tem como objetivo aprofundar o conhecimento relacionado à Programação Estruturada II.
Cada etapa descrita foi analisada minuciosamente para que tenhamos as informações necessárias sobre o proposto.
SUMÁRIO
Introdução 2
Capítulo 3 – Ponteiros
Definição 3
Operadores de Ponteiros 4
Tipos de Ponteiros 4
Aplicação de Ponteiros 4
Operações Aritméticas com ponteiros 5
Ponteiros e Vetores 6
Tipos de Ponteiros
Capítulo 4 – Arquivos
blalala 9
adasdsf 10
sfsfsfssf 12
BIOGRAFIA 15
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado principalmente com conteúdos vistos em sala de aula.
Os assuntos aqui abordados foram pesquisados também na internet em sites sobre o assunto, os ensinamentos e ajuda dos professores foram fundamentais para captar para com grande ênfase tudo que é tratado em relação Programação Estruturada II.
Definição
Ponteiros são variáveis utilizadas para armazenar um endereço de memória especifico ou um endereço de memória de outra variável.
Os ponteiros são variáveis que contêm endereços de memória como valores. Normalmente, uma variável faz uma referência direta a um valor específico. Um ponteiro, por outro lado, contém um endereço de uma variável que contém um valor específico. Sob esse ponto de vista, um nome de variável faz uma referência direta a um valor, e um ponteiro faz referência indireta a um valor. (DEITEL; DEITEL, 2011).
Para que possamos entende melhor o conceito, imagine a seguinte situação:
Uma variável do tipo inteiro recebe um valor, quando solicitado para a impressão na tela o que será apresentado é o valor daquela variável e neste caso mostramos o valor que a variável “num” recebeu.
Figura 1 – Programa em C atribuindo de valor a uma variável
Quando nos referimos a endereço da memória, nos referimos ao local físico onde o valor de uma variável será guardo.
Figura 2 – Programa em C mostrando o endereço da memória
Operadores de Ponteiro
Existem dois operadores especiais para trabalhar com ponteiros:
* - Conteúdo do endereço apontado por
& - Endereço de
Na linguagem C para nos referimos a endereço devemos usar o caractere “&” antes da variável o & é um operador unário e ele retorna o endereço de seu operando.
Já o * é usado de duas formas a primeira na declaração da variável para indicar que ela é um ponteiro e na segunda para mostrar o conteúdo do endereço apontado por ele.
Figura 3 – Programa em C utilizando ponteiro
Tipos de Ponteiros
Os tipos de ponteiros vão depender do tipo de variável, um ponteiro do tipo int, não pode apontar para uma variável do tipo char. Quando houver uma variável do tipo float, seu ponteiro deve ser do mesmo tipo.
int *p;
int num=0;
Operações aritméticas com ponteiros e comparação
Também é possível realizar operações aritméticas utilizando ponteiros, abaixo um exemplo de uma calculadora simples utilizando ponteiros, o ponteiro *Pop recebe o conteúdo do endereço apontado em “op”.
Figura 4 – Programa em C – Calculadora simples utilizando ponteiros
Outra operação é a comparação entre dois ponteiros, podemos comparar se são iguais (==) ou diferentes (!=), operações do tipo >, <, >=, <=. A comparação entre ponteiros se escreve da mesma forma que de uma variável qualquer.
Pn1 < Pn2
Também é possível incrementar ou decrementar ponteiros.
Pn1++
...