ATPS: Ambiente organizacional
Seminário: ATPS: Ambiente organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drug99 • 20/8/2014 • Seminário • 2.109 Palavras (9 Páginas) • 433 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE ATACADO E VAREJO
ATIVIDADEVIRTUAL
CAMAÇARI
2014
GESTÃO DE ATACADO E VAREJO
ATIVIDADE VIRTUAL
Atividade apresentada à disciplina Virtual de Gestão de Atacado e Varejo da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina.
Orientador: Prof.º João Grisi.
CAMAÇARI
2014
ATIVIDADE
1) Conceitue o que é ambiente organizacional e discorra como ele é formado.
Lembre-se que os propósitos organizacionais são atingidos mais facilmente pelo mercado ao qual a empresa atende sem restrições ou, dizendo de outra maneira, cabe ao ambiente e seu complexo determinar as organizações e as pessoas envolvidas com elas com que fazer. É no ambiente o cenário em que ocorrem as trocas dos insumos pelos produtos, estão os recursos a disposição de todose acontecem as mudanças, enfim, o elo entre a organização e o homen.
O ambiente organizacional externo inclui todos os elementos que existem fora dos limites da empresa e que podem afeta-la de alguma forma.
O mundo está passando por uma série de transformações. Estas mudanças que acontecem no cenário externo das empresas interferem no seu ambiente. O ambiente organizacional externo inclui todos os elementos que existem fora dos limites da empresa e que podem afetá-la de alguma forma. O ambiente organizacional pode ser definido como: ambiente geral, ambiente
operacional e ambiente interno.
O ambiente geral é a camada exterior que afeta a empresa indiretamente. Inclui fatores tecnológicos, socioculturais, econômicos, político-legais, internacional.
O ambiente operacional inclui setores que têm relacionamento de trabalho direto com a empresa, tais como clientes, concorrentes, fornecedores e o mercado de trabalho.
No ambiente interno estão incluídos os elementos que estão dentro do limite da empresa. Este ambiente é composto por colaboradores, gerência, cultura corporativa, que define o comportamento dos colaboradores no ambiente interno da empresa e quão bem a empresa se adaptará ao ambiente externo.
2) Disserte sobre as funções de distribuição e elenque como funcionam, as vantagens e desvantagens.
Os canais de distribuição são os meios através dos quais os produtos ou serviços chegam aos locais onde são adquiridos ou consumidos. Estes canais de distribuição proporcionam a distribuição física dos produtos de um modo mais econômico e eficaz do que o fabricante pode fazer. Canal de distribuição, portanto, é uma rede (sistemas) de instituições organizadas pela qual o produto, serviço, recursos, informações se deslocam do ponto onde é fabricado até chegar ao usuário final. Essa rede executa todas as funções necessárias para ligar os produtores aos usuários finais.
As funções da distribuição auxiliam para que os produtos estejam disponíveis para os clientes no momento em que eles desejem comprar, são realizadas por produtores ou por vários
intermediários, dependendo da estratégia de canal. De acordo com Churchill e Peter (2005), as funções da distribuição se classificam em três categorias: Logística, transacionais, e de facilitação.
• Funções transacionais incluem a compra dos produtos para revenda, a venda destes para potenciais compradores e a solicitação de pedidos, assume os riscos dos bens que podem ser danificados, tornar-se ultrapassados ou se deteriorarem.
• Funções logísticas consistem em concentrar os bens vindos de vários lugares em um único ponto de venda, armazena, protege e mantém estoques, organizando os produtos em quantidades que atendam as necessidades dos clientes, classificar e transportar, administrar os estoques e processar os pedidos.
• As funções de facilitação incluem os financiamentos para facilitar as transações, classificação e inspeção dos produtos se baseando pela quantidade. Pesquisar para obter informações sobre o mercado, as vendas, tendências de consumo e a competitividade dos concorrentes.
3) Disserte sobre as cinco abordagens para o modelo estrutural que refletem os diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. (as tradicionais e contemporâneas).
Departamentalização funcional vertical: São formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho dentro de cada departamento, todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos como, por exemplo, todo o pessoal de
vendas, todo pessoal de expedição, e assim por diante.
Vantagens
· Mantém o poder e o prestígio das funções principais
· Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração.
· Cria eficiência através dos princípios da especialização.
· Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.
· Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.
Desvantagens
· A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula.
· Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento.
·
...