ATPS: Operações de terminais e armazéns
Seminário: ATPS: Operações de terminais e armazéns. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: botelhoclaudinei • 1/9/2014 • Seminário • 3.633 Palavras (15 Páginas) • 386 Visualizações
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
gledisson eis borges miranda r.a. 374104
june graziela miranda borges r.a. 374118
kênia justino dos santos r.a. 371835
ruilmar júnior de oliveira lima r.a. 368962
wellington willian de carvalho r.a. 374122
ATPS
AtIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Operações de terminais e armazéns
2013/2
ATPS
Atividade Prática Supervisionada
Operações de terminais e armazéns
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Logística 4 semestre da Universidade Anhanguera-Uniderp, para a disciplina de Operações de terminais e armazéns.
Sob Orientação da Professora Tutora Presencial: Francislene Vieira.
Professor: Me. Luiz Manoel Palmeira
2013/2
Sumário
Introdução
Existem diversos tipos de equipamentos de armazenagem que são utilizados de acordo com a necessidade do produto a ser armazenado e da área disponível. Há algum tempo atrás, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico.
A proposta desta pesquisa é apresentar uma fundamentação teórica sobre um mapeamento de estoque e suas definições. No segundo momento focar uma
empresa no ramo de selaria, localizada em Rondonópolis-MT.
Diante dos princípios básicos das operações de armazenagem, descrever a linha de produtos selecionados na empresa, o processo de embalagem de materiais, o processo de gestão de armazenagem. A conteinerização de carga, procedimentos para o recebimento e entrega de materiais.
Logo em seguida, fala-se da planta, layout da área de armazenagem, vantagens e peculiaridades de WMs, e por fim as considerações finais.
1 Mapeamento da gestão de estoque
Estoque, material e suprimento é tudo que uma empresa ou instituição mantém, seja para vender ou para fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produção. sabemos que todas as empresas e instituições precisam manter estoques. Frequentemente, os estoques constituem uma parte substancial dos ativos totais.
Falar de estoques em termos financeiros é muito importante para as empresa de manufatura. Na medida que os estoques vão sendo utilizados, seu valor se converte em dinheiro, o que melhora o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento.
Se vê na administração de estoque, ela é a responsável pelo planejamento e controle do estoque, desde o estágio de matéria prima até o produto acabado entregue aos clientes. Como o estoque resulta da produção ou apoia os dois não podem ser administrados separadamente e, portanto, devem ser coordenados.
A administração do estoque agregado lida com a administração dos
estoques de acordo com a sua classificação, matéria-prima, produtos em processo e mercadorias finalizadas e com a função que eles desempenham, e não com o nível de itens finais. É financeiramente orientada e se relaciona com os custos e benefícios de manter as diferentes classificações de estoques. Com tal administração de estoque agregado envolvemos fluxos de estoque necessários, padrões de suprimento e demanda, funções desempenhadas pelo estoque, objetivos da administração de estoques e custos associados aos estoques.
1.1 Dados da empresa em estudo
Nome:
Selaria Vitória Ltda. Localizada na Rua João Pessoa, nº 589 área central de Rondonópolis, Mato Grosso, Selaria Boa Esperança tem duas áreas de atuação, uma é comercialização de produtos e a outra prestação de serviços. Sendo assim destacamos: confecções e reformas de arreios, laços, cabrestos, capas de chuva. Graças à alta qualidade de seus produtos, tem desenvolvido atividades comerciais de maneira satisfatória e abrangente.
A empresa ocupa um espaço de 250m2, com cobertura, mais 100m2 para garagem amplamente segura. Fundada com finalidade de atender clientes de diversos setores que estavam se implantando em Rondonópolis, a empresa passou por toda a evolução contábil, e exigências municipais e estaduais, nos dias atuais é uma empresa conceituada.
Manter a tradição de segmento de serviços em selaria satisfazendo as necessidades dos clientes com confiança e qualidade.
1.2 Visão da Empresa
Tornar-se
referência na produção de celas e artigos de montaria na região Sul do Matogrosso mantendo a ética e respeito com os clientes e funcionários.
Através das observações e análises feitas no período de estágio na Empresa Selaria Vitória Ltda, tivemos a oportunidade de detectar falhas em alguns setores, tais como: a falta de investimento para bonificação de seus clientes; melhorar a qualidade no atendimento; insatisfação do cliente no atendimento.
1.3 Produtos Comercializados
Acessório a montaria: Arreios, celas, pelegos, cabeçadas, cabrestos, freios, barrigueiras, espora, e baixeiros.
Acessório ao peão: Berrantes, canivetes, camisas, calças, capas de chuvas,
...