Análise da demanda, análise do suprimento, análise das estruturas do mercado, equilíbrio geral
Tese: Análise da demanda, análise do suprimento, análise das estruturas do mercado, equilíbrio geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rhaysna • 28/5/2014 • Tese • 351 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
O estudo da microeconomia se divide em Analise de demanda, analise de oferta, analise de estruturas de mercado, equilibrio geral.
Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada
R: Função demanda de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando preço a uma quantidade.
2. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria
R: A Função oferta de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias-primas, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado.
3. Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas
R: Porque visa proteger os produtores agrícolas de flutuações dos preços de mercado, evitando uma redução na renda agrícola no caso de uma queda acentuada nos preços (devido, por exemplo, uma superprodução dadas condições climáticas favoráveis).
4. Sobre a elasticidade-preço da demanda:
a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda
b) Por que a elasticidade da demanda de sal é zero
c) Por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto podem elevar a receita total dos vendedores
R: a) Os fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda são: Disponibilidade de bens substitutos, Essencialidade do bem, Importância do bem quanto a seu gasto no orçamento do consumidor.
b) Porque o sal é um bem essencial, não há bens substitutos disponíveis e sua importância no gasto do orçamento é desprezível.
c) Porque a demanda se reduz menos que proporcionalmente a elevação dos preços, de modo que a receita total (quantidade vendida X preço) pode aumentar (a elevação do preço mais que compensa a queda na quantidade vendida).
...