Análise de Demanda
Projeto de pesquisa: Análise de Demanda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joel.luz777 • 30/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 254 Visualizações
Trabalho de Ergonomia
Aluno(a): Matricula:
Turma: Sala:
Curso: Professora
Análise da Demanda
Identificar os problemas reais é o principal foco de uma análise ergonômica.Em grande maioria das análises encontra-se estudos ricos em termos de dados levantados, utilização de ferramentas avançadas (análise através de filmagens, modelos(biomecânicos, dentre outros) isso tudo para evitar um eventual desconforto, perda de produtividade do funcionário ou ate mesmo interferência na segurança do trabalho, mas principalmente os trabalhadores podem perceber efetivamente o motivo que lhes causa maior desconforto. Na grande maioria dos casos há uma análise técnica mas sem antes consultar corretamente os trabalhadores para ter o foco melhor do problema bem definido e conseguintemente conseguir resolver com eficácia e objetividade as análises ergométricas.
A ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, ambiente e particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, equipamento, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem no dia a dia de um trabalhador.
A Ergonomia abrange diferentes campos de atuação,como por exemplo, Ergonomia Física onde se preocupa com as condições do ambiente laboral(ruído, calor, frio, etc.) e com a adequação antropométrica e biomecânica. Ou também cognitiva que é a disciplina científica que estuda o projeto dos sistemas onde também pode ser conhecida como engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais , tais como percepção, atenção, controle motor e armazenamento e recuperação de memória,cognição, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema tópicos relevantes incluem, interação humano-computador e treinamento carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho de habilidades, vigilância, erro humano. E por último a Ergonomia Organizacional ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas socio-técnicos e está relacionada em tópicos relevantes ,por exemplo, com trabalho em turnos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética
Analise ergonômicas
Dados do entrevistado
Nome: Rebecca Augusta
Sexo: Feminino
Idade: 24 Anos
Profissão: Analista de Suporte técnico
Peso: 51
Localização: Cobra tecnologia, Setor comercial sul área especial 2
Dados e antropometria do entrevistado
A antropometria trata das medidas físicas do corpo humano.
Estatura: 160 cm
Comprimento da perna: 89 cm
Comprimento da cabeça: 20 cm
Comprimento do tórax: 48 cm
Comprimento do braço: 70 cm
Comprimento da mão: 17 cm
Análise da Tarefa
• Serviço prestado: Analista de Suporte técnico em central de telemarketing
Principais funções: Atender ao público usuário de programas criados pela empresa, e tirar dúvidas ao usuário assim como resolver problemas técnicos e também digitar relatórios de todos os erros apresentados, ao final de cada atendimento.
Organização do Trabalho
• Principais funções: Atender ao público usuário de programas criados pela empresa, e tirar dúvidas ao usuário assim como resolver problemas técnicos e também digitar relatórios de todos os erros apresentados, ao final de cada atendimento.
Posturas no trabalho informatizado
A postura é frequentemente determinada pela natureza da tarefa ou do posto de trabalho. No trabalho informatizado, tanto nos escritório quanto nas fábricas, adota-se, na grande maioria dos postos, a postura sentada, que geralmente estende-se por longo período de tempo sem interrupções. Os movimentos são restritos, a atenção concentra-se na tela, as mãos estão sob o teclado, tornando-o vulnerável a problemas posturais e ergonômicos.
A manutenção de posturas estáticas por tempo prolongado, ainda que nas melhores
...