Aprendizado baseado em custos
Tese: Aprendizado baseado em custos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronaldo008 • 22/5/2014 • Tese • 469 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Apesar do mercado ser o real formador de preços de venda de produtos e serviços, o empresário tem que saber a verdadeira dimensão dos custos. Esse conhecimento vai possibilitar à empresa trabalhar em uma faixa de preços que lhe permita praticar preços de mercado e ainda cobrir custos e obter lucro.
Um Banco de Dados deve ser construído diariamente com as informações dos clientes e do mercado que se atua. Ele vai conter muito mais que os dados básicos dos consumidores, como endereço residencial, telefone, e-mail, data de nascimento. O Banco de Dados deve ter informações sobre a relação entre cliente e empresa, como por exemplo o tipo de produto ou serviço que foi adquirido, quando o consumidor comprou, o tipo de produto que ele espera comprar e muitos outros dados que vão propiciar o acompanhamento do cliente e a geração de novos negócios.
O gerenciamento do Banco de Dados dará informações preciosas para todas as áreas da empresa, como Produção, Contabilidade e Marketing. Exemplificando, ele dará subsídios sobre qual produto investir com maior força; como andam os lucros da empresa e em quais meios de Comunicação focar a divulgação. Portanto, um Banco de Dados bem aproveitado dá ao empreendedor a capacidade de otimizar os recursos da empresa e aguça a sua inteligência para movimentar e ampliar o negócio.
Formação Baseada em Custos
Existem três metodologias de definição de preço mais utilizadas. A mais tradicional é a Definição de Preços baseada nos Custos, que é a usada pela empresa:
Nessa estratégia, a empresa determina o preço de seus produtos aplicando um percentual sobre seus custos, sejam de produção ou aquisição.
O benefício desse método é a facilidade de gestão e a garantia de certa rentabilidade. Porém, ao olharmos apenas para os custos, estamos ignorando todo o ambiente competitivo externo e a percepção de valor pelos clientes.
Por ser a mais tradicional, esse método também é o mais utilizado. De acordo com uma pesquisa do Banco Mundial realizada em 2005 com onze mil empresas, 54% delas ainda seguiam esse modelo.
Ter preços competitivos é o objetivo de muitas confecções. Mas, antes de tudo, é preciso ter na ponta do lápis qual o seu custo de produção, para poder saber realmente se o preço estipulado está trazendo lucro ou prejuízo
Apesar do mercado ser o real formador de preços de venda de produtos e serviços, o empresário tem que saber a verdadeira dimensão dos custos. Esse conhecimento vai possibilitar à empresa trabalhar em uma faixa de preços que lhe permita praticar preços de mercado e ainda cobrir custos e obter lucro.
De acordo com Ferreira (1999), preço é a “quantidade de dinheiro necessária para
comprar uma unidade de mercadoria ou serviço; expansão monetária de valor”. Kotler e
Armstrong (1998) definem preço em sentido mais amplo: a soma de valores que os
consumidores trocam pelo benefício de possuírem ou de usarem um produto.
...