Apuração dos Custos de Produção
Projeto de pesquisa: Apuração dos Custos de Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: macg • 20/9/2013 • Projeto de pesquisa • 751 Palavras (4 Páginas) • 203 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Murilo Janegitz Pereira – RA 297278
Gisele de Melo Costa – RA 328394
Cléia Cristiane G. de Andrade Casagrande – RA 297369
Aline Bertim de Carvalho – RA 297330
Tutor Presencial: Rodrigo Scarpari
Professor EAD: Rozana Carvalho Pereira
Curso
Administração de Empresas
Disciplina
Contabilidade de Custos – 5º Semestre/2013
LUCÉLIA/SP
2013
Sumário
• Introdução .......................................................................................................03
• Apuração dos Custos de Produção.................................................................04
• Rateio..............................................................................................................06
• Custos Indiretos de Fabricação.......................................................................07
• Folha de Pagamento.......................................................................................07
• Mapa de Apuração de Custos.........................................................................09
• Margem de Contribuição.................................................................................10
• Ponto de Equilíbrio..........................................................................................11
Introdução
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
A contabilidade de custos coleta classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzida, horas trabalhada, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.
O desenvolvimento da contabilidade de custos recebeu seu maior impulso quando da Revolução Industrial, a ponto de gerar um novo campo de aplicação conhecido como contabilidade industrial.
A partir desse evento, a contabilidade passou de seu foco principal que era a avaliação de estoques, para as diferentes técnicas de custeio, levando a que em alguns países como em Portugal a contabilidade de custos passasse a ser chamada de Contabilidade analítica1 . No século XX começaram a surgir as teorias e técnicas de gestão contábil na Europa e posteriormente nos Estados Unidos. Passou-se a questionar o que muitos autores chamavam de contabilidade tradicional de custos, basicamente as técnicas centradas na realocação de custos indiretos (rateios do CIF).
As novas propostas formariam a maior parte do escopo atribuído a vertente da contabilidade gerencial, controladoria contábil (integração de orçamento e contabilidade) e contabilidade estratégica (integração de orçamentos plurianuais e contabilidade, havendo também propostas múltiplas que buscam identificar e sistematizar tendências gerenciais de longo prazo).
Apuração dos Custos de Produção
Trata-se do mapa de apuração de custo de produção com matérias-primas, materiais de embalagem e alguns materiais secundários. Insira os dados das fichas de controle de estoque (passo 2, anterior) neste mapa e apurem o Custo de Produção atual dos produtos Hot-dog e Hot-chicken.
Rateio
Rateio dos custos dos departamentos de apoio e produtivos. O critério de rateio será “horas trabalhadas” e estão
...