As principais características da logística moderna
Artigo: As principais características da logística moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasbbaldo • 9/11/2013 • Artigo • 452 Palavras (2 Páginas) • 1.739 Visualizações
A logística originou-se durante a Segunda Guerra Mundial, quando estava relacionada à movimentação e coordenação de tropas, armamentos e munições para os locais necessários. Há várias organizações que têm uma função de logística que gerencia o fluxo total dos produtos finais da fábrica até seus clientes. Uma das principais características da logística moderna é sua crescente complexidade operacional.
A logística de armazenagem é a administração do espaço que se dispõe para manter os estoques, trata-se de uma atividade que necessita de um alto grau de planejamento, pois quando tratamos com armazenagem estamos relacionando diretamente a algumas condições chaves para o seu satisfatório desempenho como:
– Localização: Locais com vias de acesso que facilite o trânsito;
– Espaço físico; tamanho compatível que facilite as operações;
– Arranjo físico; facilitar acessos e reduzir movimentos desnecessários, para utilizar na estrutura o que melhor se adequar ás necessidades e características dos produtos.
– Sistemas de informações; operar com sistemas de TJ, para priorizar com eficiência os controles de recebimento e expedição.
– Recursos humanos: Composta por pessoas qualificadas, representa grande parte do custo total, pois aumenta a chance de sucesso de empreendimento.
Pode se justificada a opção pela armazenagem de produtos se já em qualquer fase (matéria-prima, semiacabado ou acabado ).
Como requisito básico o sucesso de armazenagem depende muito da agilidade do recebimento e expedição dos produtos, onde o sistema rápido de transferência de carga visa imobilizar o menos tempo possível os meios de transporte.
Para empresas que aqui operam, é um período de risco e oportunidades. Riscos devido ás enormes mudanças que precisam ser implementadas, e oportunidades devido aos enormes espaços para melhorias de qualidade do serviço e aumento de produtividade, fundamentais para o aumento da competitividade empresarial.
Para o transporte de carga no Brasil, é interessante utilizar mais de um modal, devido apresentar mais vantagem que pode ser caracterizadas tanto pelo serviço, quanto pelo custo.
Como exemplo temos os transportes; rodoviários, ferroviários e aquaviários que possui vantagens em relação a velocidade consistência, capacidade de movimento, disponibilidade e frequência, facilitando assim a capacidade de competição entre outras empresas e grande fluxo no lucro.
Bibliografia
Administração de produção/ Nigel Slack../et al/;revisão técnica Henrique Côrrea, Iriceu Gianesi. - São paulo: Atlas, 1999.
www.administradores.co.br/artigos/marketing/armazenagem-e-logística/26231
Acesso em 14/09/2013 ás 13:00
Logística empresarial a perspectiva brasileira/ (organização) Paulo Fernado Fleury, Peter Wanke, Kleber Fossati Figueiredo. - São Paulo: Atlas, 2000 – (coleção coppead de administração)
...