Atividade colaborativa econômica
Por: toninhobrown • 31/5/2015 • Projeto de pesquisa • 409 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem
NOME | Antonio Hortêncio |
RA | 6627366298 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina nutrição aplicada a enfermagem apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa orientação do tutor ANA CELIA LOPES PEIXOTO
Anhanguera Educacional
2014
INTRODUÇÃO
O carcinoma esofágico é o terceiro em freqüência entre os tumores do aparelho digestório. A desnutrição proteico-energética é comum em pacientes com carcinoma esofágico, sendo uma causa importante do aumento da morbi-mortalidade.
O câncer de esôfago é uma doença cuja desnutrição protéico-energética constitui um dos principais fatores de risco, devido à diminuição da ingestão alimentar causado pela disfagia, e às alterações metabólicas promovidas pelo crescimento tumoral O estado nutricional pode ser ainda agravado pelos efeitos adversos do tratamento proposto a estes pacientes, podendo ser radioterapia, quimioterapia ou cirurgia, nos quais são afetados em vários aspectos: deglutição, paladar, náuseas, vômitos e anorexia.
A colocação de sonda nasogástrica ou nasoenteral é um meio para evitar a desnutrição e contribuir para melhora da resposta ao tratamento caso a alimentação oral seja insuficiente. A alimentação poderá ser exclusivamente enteral ou mista (oral e enteral) de acordo com o quadro do paciente.
Em casos mais severos cujo carcinoma esteja obstruindo a passagem de alimentos e sondas o médico punciona um acesso central em subclávia para que essa alimentação seja feita por via parenteral.
CONCLUSÃO
Ficou evidente, a partir dos resultados obtidos, a importância da nutrição para melhorar o prognóstico do paciente com carcinoma esofágico, já que a desnutrição, a perda de peso, o consumo insuficiente de calorias e proteínas se fizeram presentes no estudo de forma expressiva. O carcinoma esofágico é uma neoplasia maligna extremamente letal, mostrando um prognóstico quase sempre desfavorável; por isso, ressalta-se a importância de avaliar o perfil nutricional dos pacientes com essa neoplasia para, então, implementar ações que possam prevenir ou interromper a evolução da caquexia característica da doença, reduzindo ou neutralizando o impacto da deficiência nutricional, pois o estado grave de desnutrição está associado a desenvolvimentos de risco cirúrgico, menor tolerância à radioterapia e quimioterapia e redução da sobrevida.
O papel da equipe de EMTN no acompanhamento deste processo assegura uma ingestão alimentar adequada com modificações na textura dos alimentos da dieta, fracionamento das refeições, indicação de suplementos nutricionais assim como a indicação para colocação de sonda nasogastrica que irão assegurar o aporte calórico necessário, prevenindo desnutrição e perda ponderal. O acompanhamento nutricional responsável auxilia no tratamento e diminui os efeitos colaterais quimioterapia e radioterapia
REFERÊNCIAS
...