Atividade de Aprofundamento II
Por: Thais Romão • 4/10/2015 • Projeto de pesquisa • 316 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
Universidade Cruzeiro do Sul
Nome: Thais de Oliveira Romão
RGM: 147017-5
Tutora: Juliana Fraga
Campus: Liberdade
Unicsul
Atividade de Aprofundamento II
Pergunta:
Tendo em vista a existência do cenário de representação política e a atuação dos candidatos para se adequarem ao espetáculo político do mundo contemporâneo, qual é o atual papel da propaganda política durante a seleção de nossos líderes políticos? E como deveria ser a propaganda política ideal numa democracia?
Resposta:
O horário da propaganda política tem por objetivo mostrar a população grupos políticos e apresentar seus candidatos, os tornando o mais próximo do que a população necessita para melhoria da sua cidade, estado e país.
Porém, não é mostrado somente a verdade. O papel dos marqueteiros além de fazer o seu candidato ser o mais atrativo, com melhores ideias e ideais, é fazer o papel “sujo” de descobrir e divulgar os “podres” aqueles que são seus principais concorrentes.
A imagem ou intenções de voto são sempre manipuladas pelos meus de comunicação, com a intensão de também serem beneficiados com o candidato que se eleger.
Infelizmente, quem tem mais associados, investidores e aliados, ganham mais tempo e dinheiro para a sua campanha e divulgação de imagem. Resumindo, quem tem mais dinheiro geralmente se sai melhor na corrida política.
Para que todos, população e candidatos fossem beneficiados da melhor forma, a propaganda política deveria ser:
- Dividida em tempo igual a todos os candidatos, para que suas propostas sejam claras e objetivas, sem grandes produções;
- Mesmo com alianças políticas, os horários de cada candidato seja respeitado;
- No caso dos debates desenvolvidos por emissoras de TV, levassem em conta perguntas que interessam a população. Ideias e projetos relevantes aos problemas a resolver no governo, e não promover brigas e discussões deselegantes para aumentar IBOPE;
- Impedimento de grandes fortunas gastas com propagandas, financiadas por empresas privadas que serão beneficiadas com a candidatura do candidato.
Bibliografia:
TURINO, Célio - Por uma Reforma Política justa, democrática e cidadã. Disponível em http://www.revistaforum.com.br/brasilvivo/2013/02/13/por-uma-reforma-politica-justa-democratica-e-cidada/ .
...