Educação Infantil: Currículo Atividade de Aprofundamento II
Por: sergiogst3 • 6/11/2015 • Projeto de pesquisa • 386 Palavras (2 Páginas) • 538 Visualizações
Universidade de Franca
UNIFRAN
Educação Infantil: Currículo
Atividade de Aprofundamento II
Sergio A. Oliveira Rodrigues
RGM: 15771512
Polo: Anhembi
Curso: Pedagogia
Prof Tutora: Ivete Livotto
Como já foi visto nas aulas Currículo significa ato de correr, curso, percurso, ou seja, um caminho a ser percorrido e como esse caminho será feito incluindo a forma como será feito e o local. O currículo na educação infantil é o percurso que a criança percorre dos zero a cinco anos de idade aonde começa a introdução da formação escolar, e é claro que esse currículo será expandido conforme a criança cresce e começa o processo de alfabetização e letramento.
Em minha opinião o Currículo é de grande importância, com ele o educador perceberá as facilidades e dificuldades de cada criança, sua personalidade e desempenho nas atividades propostas em sala de aula, estimulando as crianças que tem facilidade e auxiliando as que têm dificuldade, para que todas tenham um bom desempenho nas aulas, pois nenhuma criança é igual à outra, cada uma tem um processo de aprendizado diferente e cabe ao educador descobrir isso.
O Currículo é uma maneira de identificar os costumes e desejos da criança, para que o educador tenha uma base de como educar e cuidar de determinada criança, tendo em mente que o meio em que essa criança está envolvida pode mudar sua descendência de personalidade, seus atos, e educação. A convivência com outras crianças faz com que eles aprendam a compartilhar brinquedos, resolver situações, conviver em grupo e se relacionar com os demais participantes, as atividades em grupo podem promover as boas relações interpessoais, fazendo com que a criança aprenda a conviver no meio social, tanto na família, como na escola, e futuramente a conviver com os colegas no trabalho.
A escolinha infantil é um espaço que abriga uma grande quantidade de crianças e é ali que elas aprendem a conviver juntas, há diferenças que provoca certos conflitos, mas com a ajuda do educador, as crianças irão resolver os problemas e aprenderá a conviver no mesmo espaço que seus amiguinhos. É importante que cada educador acompanhe as fases que desenvolvem a personalidade de cada criança e que essas sejam anotadas para se ter uma noção da evolução de seus comportamentos, acompanhando as dificuldades e procurando sana-las, pois essas crianças serão o futuro de amanhã e elas precisaram aprender a conviver e se relacionar com outros indivíduos.
...