TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento: Desenvolvimento Econômico

Por:   •  14/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Discursiva[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

 

RA

 

Atividade de Autodesenvolvimento

  1. Introdução

Este artigo contém os principais aspectos econômicos que marcaram a economia do Brasil.

Os governos Getúlio Vargas, Itamar Franco, Regime Militar e Juscelino Kubitschek adotaram estratégias econômicas para alavancar a economia do nosso país. Todas as estratégias fez com que o Brasil crescesse economicamente junto com demais país existentes.

Em analise, vamos entender como foram essas estratégias adotadas pelos nossos governantes, compreendermos as principais transformações econômicas e entender o crescimento do Brasil em ambientes nacional e internacional.

E importante citarmos que este trabalho retrata de uma forma geral um pouco da história da economia brasileira, e assim obtermos uma amplitude de como o país cresceu ao passar dos anos.

  1. Descrição das políticas econômicas e suas consequências

A política econômica é composta por métodos organizacionais definidas por um governo, a fim de garantir à produção, à distribuição e o consumo de bens e serviços de um país. Situando-se na área econômica, esses métodos podem ser direcionados para a ordem politica e social, também conhecido como estratégias de manipulação econômica.

1 – Quais as principais diferenças entre o desenvolvimentismo da Era Getúlio Vargas e o da Era JK?

A política de Getúlio Vargas, então autoritária, deu inicio as reformas econômicas e sociais, no seu período obtiveram os decretos de leis, nomeação de investidores com a finalidade de alavancar nossa economia, teve a importante criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, Criação de leis trabalhistas, tais como, aposentadoria, oito horas diárias de trabalho, direito a férias e muitas outras.

Vagas iniciou o processo de industrialização brasileira, que teve um papel fundamental sobre a crise de 1929 e a segunda Guerra Mundial. Getúlio Vargas fez como que empresas estrangeiras aplicassem todo seu capital no país brasileiro e também gerou meios de trabalhos para os povos rurais através das implantações de grandes empresas.

Com seu governo populista, Juscelino Kubitschek criou o programa Plano de Metas que teve por objetivo principal a industrialização e a modernização do Brasil. O Plano de Metas foi um conjunto de estratégias setoriais, visando os setores público e privado.

Juscelino Kubitschek investiu na infraestrutura, fazendo a substituição do transporte ferroviário para o rodoviário,  nas industrias, houve um domínio das empresas estrangeiras em cima das nacionais e também instituiu a construção de Brasília com intuito de trazer política para o centro do país.

2 – Quais os aspectos positivos e negativos do desenvolvimentismo autoritário dos militares e seu “Milagre Econômico”?

        Os principais aspectos positivos foram à modernização e o fortalecimento de capital, a abertura de créditos, o estímulo à exportação e ao turismo, o crescimento do PIB de 3,7% para 11% e o setor industrial que se expandiu consideravelmente.

Por sua vez, os aspectos negativos foram à autoridade extremas o aumento de impostos naquela época, o índice de desemprego e desconsideração pelas classes baixas.

        Com a instabilidade econômica do Brasil, da inflação e alguns governos conturbados, o nosso país sofria uma queda nos investimentos internacionais e nacionais e através desta instabilidade econômica, houve o Milagre Econômico imposto pelas políticas militares.

O Milagre Econômico foi à permissão do auto investimento de capital estrangeiro no Brasil, onde o idealizador foi o então Antônio Delfim Netto, que era Ministro da Fazenda na época. A estratégia de crescimento era trazer o capital externo e de empresas brasileiras e com Estado como agente econômico, dessa forma, consolidando o crescimento mais rápido da economia brasileira.

3 – O período que vai de 1994 a 1999 marca a consolidação do Plano Real. Aponte aspectos positivos e negativos do Plano neste intervalo de tempo.

O Plano Real foi uma estratégia econômica elaborada em 1994 e com intuito de estabilizar a economia do país.

Os aspectos positivos foram a estabilização da moeda, o aumento da produtividade nas indústrias, que cresceu exorbitantemente nos primeiros anos e teve o crescimento dos financiamentos externos e dos empréstimos a médio.

Os aspectos negativos foi a taxa alta do PIB, o crescimento do desemprego industrial, a divida externa cresceu e a elevação da carga tributaria e dentre outros.

2.1 – Era Getúlio Vargas

Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos consecutivos (1930 a 1945). No seu governo, houve grandes mudanças no poder político que afetaram os aspectos sociais e econômicos do nosso país. No inicio do seu mandato o Brasil passava por uma crise econômica, a famosa crise do café (1929). A era Vargas, como era conhecida após sua eleição, adotaram políticas cruciais para diminuição dos efeitos da crise econômica.

Vargas tinha uma política centralizada e alinha com as políticas emergências da Europa, tinham também regimes ditatorial e militarista onde receberam o nome de nazi-fascismo.

Durante seu governo, a economia brasileira passou por uns processos de melhorias, onde o setor agrícola foi mais afetado e assim obtivemos êxito na valorização do café.  Através desses processos houve o aumento da produção e o aumento dos lucros.

 A crise do café trouxe para o Brasil as indústrias, na época houve uma dificuldade nas importações dos produtos por conta da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). Vargas incentivou as indústrias na substituição dos produtos importados por produtos nacionais, houve a necessidade de produção de bens e consumo, dessa forma, tivemos um impulso considerável na economia.

O governo Getúlio Vagas ficou conhecido pelas mudanças nos aspectos econômicos, onde foi adotados estratégias de substituições das importações, onde surgiram diversos ramos industriais. Neste período as indústrias cresceram junto com a economia brasileira. Foram criadas diversas indústrias, a Companhia Siderúrgica Nacional empresa responsável pela produção de aço, a Companhia Vale do Rio Doce que a principal exportadora de minérios, Petrobras uma importante empresa no ramo de petróleo brasileiro. Em seu governo houve a elaboração das leis trabalhistas, necessárias para regulamentar as relações do trabalho que vinha crescendo no nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com