Atps macroeconomia
Tese: Atps macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lanziloti • 28/3/2014 • Tese • 924 Palavras (4 Páginas) • 274 Visualizações
Macroeconomia:
Parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e o investimento totais. Esse direcionamento fundamenta-se na idéia de que é possível explicar a operação da economia sem que haja necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou empresa que dela participam.
Microeconomia:
Ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; a produção e o preço dos diversos bens, serviços e fatores produtivos. Em outras palavras, a microeconomia ocupa-se da forma como as unidades individuais que compõem a economia - consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens ou serviços particulares etc. - agem e reagem umas sobre as outras.
Diferenciando microeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo, com o geral.
Questões para revisão
01- Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar os seus lucros?
R: Mercado Concorrencial são aquelas empresas que fabricam os mesmos produtos e disputam os mesmos clientes.
A regra que o empresário utiliza para maximizar seus lucros é tomar o preço e produzir até o seu preço igualar-se ao custo marginal.
02- Diferrencie lucro normal de lucro extraordinário.
R: O Lucro Normal é o valor que o proprietário mantém de uma determinada atividade, o valor que exceder do lucro normal passa a ser chamado de Lucro Extraordinário é onde as receitas superam os lucros.
03- Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
R: Monopólio é a ausência de concorrência onde existe apenas um fornecedor, eles fixam um valor que lhes dará maior lucro, onde eles poderam diminuir a produção e aumentar os preços, por serem os únicos fornecedores. Os Oligopólios já possuem mais de um fornecedor mas mesmo assim são poucos, onde cada um tem uma grande parte do mercado, a alteração na venda de um desses fornecedores afetará a todos. Já os Monopólios não há problema algum, eles estimulam um preço que lhe dará maior lucro, e se aparecer algum concorrente, eles diminuem o preço para desistimular a entrada do concorrente.
04- O que vem a ser o monopólio bilateral?
R: Monopólio Bilateral é quando um só vendedor encontra somente um comprador, onde a permutação de valores dependerá dos dois, um por só ter auele exato comprador, e o comprador por só ter aquele lugar para compra.
05-Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
R: - Concorrência Perfeita no Mercado de Fatores: Como os ofertantes são em grande número, não podem elevar o preço de seus serviços, por ser uma produção de mão-de-obra não especializado.
- Monopsônio: Onde há somente um comprador para vários vendedores.
- Oligopsônio: Onde há poucos compradores para muitos vendedores.
- Monopólio Bilateral: Quando há somente um comprador para um vendedor.
A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente,
...