TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumentar o conhecimento sobre o assunto economia, que tem como objetivo desenvolver o pensamento lógico

Seminário: Aumentar o conhecimento sobre o assunto economia, que tem como objetivo desenvolver o pensamento lógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Seminário  •  3.999 Palavras (16 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

Introdução 3

Celular no Brasil 4

Quanto se compra e se Vende 4

Comportamento do Consumidor 6

Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhidos. 6

Classe de consumidores 7

Renda 7

Renda que gastam com celular 8

Histórico da evolução do mercado consumidor 8

Os motivos pela evolução deste mercado 8

Quando e como 9

Empresas participantes 10

Curiosidades 10

Custo e formação de preço de venda 11

Saiba mais sobre como administrar os custos de sua empresa. 12

CONCLUSÃO 15

Custos de uma loja de celulares 15

Custo Médio 16

SÃO PAULO 16

SANTOS 17

BARRETOS 19

CAMPINAS 20

Bibliografia 23

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos em relação à matéria Economia, que tem como objetivo, desenvolver raciocínio lógico, capacidade de transferir conhecimentos e capacidade de realizar consultorias.

O mesmo irá apresentar relatórios econômicos, gráficos, números e conclusão dos itens exigidos na ATPS.

Celular no Brasil

Há 20 anos, o celular chegou ao Brasil. Duas décadas que mudaram a forma como o brasileiro se comunica, e, hoje, com quase 200 milhões de linhas de celular ativas, somos o quinto país do mundo com maior número de acessos móveis. Todo esse milagre da multiplicação está ligado ao fato de que as redes de celular servem cada vez mais para trocar dados – isto é, acessar a internet.

Smartphones puxam a mudança. De janeiro a outubro do ano passado, as vendas desses aparelhos cresceram 148% no Brasil, segundo levantamento do instituto de pesquisa Nielsen, que audita os pontos de venda de celular. Além disso, o preço pago pelos smartphones caiu em média 30%. No mesmo período, as vendas de telefones móveis em geral cresceram 19% – e o preço dos aparelhos caiu 2%.

Em novembro, já eram mais de 13,5 milhões de celulares 3G no País. Acha muito? A consultoria Informa Telecoms & Media estima que eles sejam 192 milhões em 2015, e os smartphones representarão quase 4 em cada 10 (37,5%) dos 268 milhões celulares em atividade no Brasil em quatro anos. A expectativa é que muitos comecem a usar a banda larga a partir das redes móveis, ao invés da fixa, que ainda é restrita no País.

Apesar do rápido crescimento no número de celulares e do otimismo, o Brasil ainda enfrenta obstáculos. O preço das tarifas de voz e dados está entre os mais altos do mundo, e a velocidade dos modems 3G deixa a desejar. Quem sabe os próximos 20 anos serão diferentes.

Quanto se compra e se Vende

O telefone celular foi criando espaço no Brasil a partir da década de 90, e vem mudando a forma de comunicação dos brasileiros, e hoje, com quase Duzentos milhões de linhas de celulares ativas, somos o 5º pais do mundo com maior número de acessos móveis. Esta multiplicação de aparelho deve-se ao fato da praticidade e facilidade na comunicação e acesso a internet.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Nielsen, que audita os pontos de vendas de celulares, de janeiro a outubro do ano passado (2012) a venda de smarthphones cresceu 148% no Brasil, devido a este crescimento de venda destes aparelhos, o preço pago por eles caiu em média 30%. No mesmo período, as vendas de telefones móveis em geral cresceram 19% e o preço dos aparelhos caíram 2%.

Em novembro, já eram mais de 13,5 milhões de celulares 3G no país. A empresa de consultoria Informa Telecoms & Media, estima que eles sejam 192 milhões em 2015, desse total 37,5% serão smarthphones, ou seja, de cada 10 pessoas 4 utilizarão este aparelho, dos 268 milhões de celulares em atividade no Brasil em 4 anos.

Comportamento do Consumidor

O comportamento do consumidor perante a tecnologia que as empresas de telefonia móvel vêm disponibilizando a seus usuários, é de bastante curiosidade e pouca das vezes necessidade, fazem de seus celulares uma peça indispensável para o seu dia a dia utilizando como ferramenta de trabalho, diversão, entretenimento e comunicação. Dentre esses consumidores a maioria já tem ou pensam na possibilidade de ter os celulares mais modernos, com a pretensão de utilizar toda a tecnologia dos aparelhos a seu favor, assim como os que preferem celulares mais básicos somente para se comunicar através de ligações e mensagens.

Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhidos.

De acordo com o estudo realizado pela IDC o mercado brasileiro de telefones celulares atingiu a marca de 14,1 milhões de aparelhos vendidos no primeiro semestre de 2013, um crescimento de 15% em relação ao período de 2012.

Esse crescimento nas vendas é devido ao grande numero de variedades de produtos, derivado do avanço da tecnologia desta área, desse modo foi possível à redução do preço no mercado, tornando os produtos mais acessíveis ao consumidor de todas as classes sociais.

A Samsung teve um forte crescimento econômico na ria de telefones moveis, graças a sua inovação na linha dos Smartphones, que representam 49% das vendas aqui no Brasil. A área de telefonia móvel exerce uma influencia muito importante na economia brasileira devido a esses grandes números ela representa cerca de 50% das vendas de eletrônicos no brasil.

Classe de consumidores

Atualmente os celulares abrangem todas as classes sociais do mundo, de A-E, desde crianças de sete anos de idade até idosos que usam os mesmos para se comunicarem, estarem nas redes sociais e etc. Celular da classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com