BRICS
Resenha: BRICS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: balada44 • 8/11/2014 • Resenha • 659 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
BRICS
O termo BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico, mas de um mecanismo internacional no formato de agrupamento informal. Não tem um documento constitutivo. O que sustenta o mecanismo é a vontade política de seus membros. Porém, o BRICS tem um grau de institucionalização que vai se definindo, à medida que os cinco países intensificam sua interação.
A expressão BRIC, foi criada em pelo economista Jim O’Neil utilizando as iniciais dos quatro países considerados emergentes e que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de no máximo Cinquenta anos.
Em 2006 passou a ser um agrupamento, propriamente dito, um mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a essa expressão. Isso ocorreu na 61ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em 23 de Setembro. O que propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles.
Em 2011, a África do Sul foi oficialmente incorporada ao BRIC, que passou então a se chamar BRICS, para designar o ingresso do novo membro (o “S” vem do nome do país em Inglês: South Africa).
A cada ano ocorre uma reunião (cúpula) entre os representantes destes países, que buscam formalizar acordos e medidas com claros objetivos de compor um bloco econômico. Com isso o BRICS abre para seus cinco membros, espaço para o diálogo, identificação de convergências, concertação em relação a diversos temas, ampliação de contatos e cooperação em setores específicos.
Distantes, diferentes, mas que juntos se transformam em um gigante. Brasil, Rússia, Índia, China e mais recentemente a África do Sul representam 25% do território mundial e quase metade da população do planeta. Com poderes combinados podem virar um bloco econômico importante.
O Brasil e a Rússia, por exemplo, são países de grande potencial de commodities, que exportam commodities. Em contrapartida, você tem a China e a Índia que são de mão de obra para transformar essas commodities em produtos manufaturados. Então, é uma combinação feliz. Cresce a importância desses países na balança comercial entre si e no futuro próximo.
A China aparece como a segunda economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil passou o Reino Unido e está na sexta posição. O Produto Interno Bruto, que é soma das riquezas produzidas nos cinco países, passa dos US$ 13 trilhões. São quase 20% de tudo que se é produzido no mundo.
Desde o início da década de 2010, assiste-se a certa desaceleração do crescimento dos BRICS, com destaque para os baixos índices de crescimento brasileiro e pela desaceleração do crescimento econômico chinês. A isso se adiciona a redução dos investimentos estrangeiros, que se direcionam novamente aos países desenvolvidos e a outros emergentes, com destaque para México e Coreia do Sul.
Por outro lado, observa-se que o crescimento dos BRICS continua acontecendo e que, nos últimos anos, os seus governos priorizaram algumas ações mais específicas, como a melhoria das condições de suas populações e o combate a problemas econômicos
...