Bases da Microeconomia
Resenha: Bases da Microeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jimmyluana • 2/10/2013 • Resenha • 923 Palavras (4 Páginas) • 524 Visualizações
Bases da Microeconomia
Microeconomia é parte da ciência econômica dedicada ao estudo do comportamento das unidades de consumo que são representadas por produtores, consumidores, trabalhadores, etc.. . Busca entender como as unidades individuais da economia agem e reagem uns sobre os outros, ela apresenta uma visão dos fenômenos econômicos quando interagem entre si.
Tópicos de Microeconomia:
Teoria da Demanda: estuda a demanda do consumidor individual e a demanda do mercado;
Teoria da oferta: estuda a oferta individual e de mercado, a Teoria de Produção e a Teoria dos Custos de Produção;
Análise das Estruturas de Mercado: debruça-se sobre o Mercado de Bens e Serviços ( oligopólio, monopólio, concorrência monopolística, e concorrência perfeita ) e o Mercado de fatores de produção (concorrência perfeita, monopsônio, oligopsônio);
Teoria do equilíbrio geral e do bem-estar;
Externalidades.
Teoria Elementar da Demanda
A Demanda é a quantidade de um determinado produto ou serviço que os consumidores desejam adquirir, e mostra o máximo que um consumidor pode consumir considerando o preço e sua renda.
Por um desejo de adquirir, ou por um planejamento de comprar, isso não devemos confundir com demanda de compra e nem oferta com venda.
Demanda é o desejo de comprar e oferta é o desejo de vender. A demanda expressa por uma determinada quantidade em um período de tempo.
A análise da demanda se assenta no conceito subjetivo de utilidade que é o nível de satisfação que ira proporcionar ao comprador pela aquisição de bens e serviços.
A Teoria do valor utilidade diz que o valor de um bem se forma pelo grau de satisfação do consumidor, ou seja, é o produto ou serviço que satisfaz os clientes e por isso são os mais procurados, é uma visão utilitarista onde prevalece a soberania do consumidor.
A Teoria do valor trabalho diz que o valor de um bem é determinado do lado da oferta, mediante a incorporação dos custos de trabalho ao bem, ou seja, considera de forma objetiva os custos produtivos envolvidos.
Pode-se dizer que a Teoria da utilidade e a teoria do valor trabalho se completam, pois não é possível predizer o comportamento de preços somente pelos custos, ou somente pela demanda (padrão de gostos, hábitos, renda, etc.)
Determinantes da procura individual:
Preço do produto ou serviço;
Preço dos outros bens;
Preço dos bens complementares
Renda do consumidor;
Preferência do individuo.
Demanda e Preço
A demanda é inversamente proporcional ao preço de um bem, quando os preços estão mais baixo se torna um atrativo em relação ao mercado e assim os consumidores aumentam o seu desejo de comprar, ou seja, quando o preço cai o individuo ganha poder para realizar a compra fazendo com que a demanda aumente, essa teoria é plausível e já foi testada em diversos produtos e serviços, só há uma limitação: tudo o mais constante.
Procura de um bem e preço de outros bens
Não temos uma relação geral: a valorização do bem poderá aumentar ou diminuir a demanda , existem dois casos possíveis:
Quando o preço aumenta, também aumenta a demanda do determinado produto. Dizemos que os bens são concorrentes ou substitutos, os bens concorrentes são os que guardam relação de substituição, os de consumo de um exclui o consumo do outro, Exemplos: manteiga e margarina, chá e café, etc.
Quando o aumenta o preço do bem, gera queda na demanda de bens complementares complementares,
...